Abertas inscrições para concurso da Secretaria de Segurança Pública
SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições na seleção para 2.379 novas vagas na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Maranhão. São duas mil vagas disponíveis para soldado da Polícia Militar, 150 para soldado bombeiro militar, 40 vagas para os cargos de delegado da Polícia Civil e 189 para as funções de auxiliar de perícia médica legal, escrivão de polícia, farmacêutico legista, investigador de polícia, médico legista, odontolegista e perito criminal. O período de inscrições vai até o dia 6 de novembro.
Os salários mensais variam de acordo com o cargo e o destaque vai para o cargo de soldado e bombeiro da Polícia Militar, R$ 2.240, e delegado da Polícia Civil, de R$ 12.029,87. As inscrições podem ser feitas pelo site da FGV Projetos, organizadora do concurso.
Em entrevista ao Imirante na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, afirmou que o número não é suficiente, mas que o governo trabalha para criar uma regularidade na realização dos concursos públicos nos próximos anos. "Não resolve o problema, mas é um grande alento para o Sistema de Segurança Pública. Nosso problema mais grave é a questão do efetivo. Esse concurso vai nos dar certa tranquilidade momentânea, mas é como se fosse uma gota d’água num oceano de necessidades. Mas, sem dúvida alguma, vai nos propiciar trabalhar de uma maneira mais ativa na questão, principalmente, da prevenção da violência. Esperamos que, no próximo ano, nós consigamos fazer outro concurso, talvez não com essa magnitude, mas um pouco menos. Há necessidade de termos, nos próximos anos, concursos regulares. Em função de vários anos sem concursos, nós, hoje, temos uma polícia envelhecida. Em pouco tempo, muitos dos policiais estarão se aposentando ou se reformando", diz.
Segundo Aluísio Mendes, o Estado necessitaria de um efetivo de 4,5 mil policiais para atender as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), de um policial para cada 250 habitantes. Atualmente, o Maranhão possui um policial para cada 800 habitantes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.