Férias

Turistas se programam com cada vez mais antecedência

É o que afirma presidente da Abav. Ele fala sobre expectativas para o setor neste período de férias.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

SÃO LUÍS – É tempo de férias escolares, e muitos adultos, trabalhadores, também, aproveitam a temporada para o lazer e descanso. Muitas dessas pessoas costumam viajar. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado no ano passado, a ascensão de 25 milhões de brasileiros para as classes C e D teve impacto positivo no mercado de viagens: o contingente de consumidores foi responsável pela movimentação de R$ 127 bilhões em 2011. No Brasil, os destinos mais procurados nesta época estão nas regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) no Maranhão, Guilherme Marques, o turista tem se programado com antecedência para as viagens nas férias. "Nesta época, há sempre aumento na procura por viagens. Por isso, a gente sempre fica na expectativa de aumento nas vendas, para que se possa trabalhar, muito mais, os destinos turísticos consolidados no Estado, no Brasil e até no mundo. As pessoas, hoje, estão se programando mais cedo, com cinco, seis ou até oito meses de antecedência, inclusive, pagando a viagem com antecedência. Tudo isso, tem facilitado o aumento no turismo", disse em entrevista ao Imirante na manhã desta sexta-feira (6).

Os principais destinos procurados pelos maranhenses são: Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile) – por causa dos preços baixos –, pacotes para Disney e Nova York – nos Estados Unidos, e, ainda, destinos europeus, como Portugal, Espanha e França. Guilherme Marques tem como a principal recomendação a quem vai viajar a contratação do seguro-saúde. "Isso ajuda muito, dá uma tranquilidade a quem vende, nós, os profissionais do turismo, e a quem viaja, principalmente", afirma.

Turismo interno

A busca por destinos no próprio Brasil tem, também, crescido nos últimos anos. No Maranhão, os destinos mais visitados são locais históricos e destinos que proporcionam o ecoturismo. Mas, no período junino, que costuma registrar grande número de turistas no Estado, este ano, teve queda na movimentação no setor.

Continua após a publicidade..

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih) no Maranhão, João Antônio Barros Filho, a taxa de ocupação na rede hoteleira da capital no período do São João ficou abaixo da expectativa, e atribui essa queda na procura pelo destino aos problemas de infraestrutura da cidade. "Nós temos problemas seriíssimos. Nós temos o problema do aeroporto, problemas de balneabilidade das praias, etc. Nós esperávamos uma taxa de ocupação bem maior. De acordo com o índice de competitividade, nossa parte de divulgação do destino cresceu bastante, mas, em consequência aos problemas de infraestrutura da cidade, não houve uma resposta do turista com relação ao destino São Luís", diz.

O índice de competitividade ao qual João Antônio Barros se referiu é o diagnóstico realizado, desde 2008, em 65 destinos indutores – dos quais São Luís faz parte –, pelo Ministério do Turismo (MTur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice leva em conta 18 variáveis, entre elas: infraestrutura, acessibilidade, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, economia local, capacidade empresarial, etc. São Luís se destaca, com crescimento acima da média nacional, nos aspectos gerais, com aumento de 66% (sobre os 65% registrados no país), e na capacidade empresarial, com crescimento de 89% (contra 85% em todo o Brasil). "Isso mostra que o empresário está correspondendo às necessidades. O que nós precisamos fazer é melhorar a infraestrutura da nossa cidade, para receber bem o turista. Quanto a isso, já há sinalização das entidades e órgãos públicos para a melhoria", completa o presidente da Abih.

"Viaje Legal"

Com o objetivo de reunir informações úteis para quem viaja sempre, ou pela primeira vez, seja de avião, ônibus, navio e automóvel, o MTur lançou, no fim do mês de junho, o guia on-line "Viaje Legal". Outros 15 mil guias impressos foram disponibilizados. No guia, estão informações de como proceder em casos de extravio de bagagem, atraso de voo, e os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços, e, também, é possível conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.