Febre Aftosa

Sagrima apresentará resultados da 2ª Etapa da Campanha de Vacin

A campanha de vacinação contra aftosa aconteceu entre os dias 14 de novembro e 14 de dezembro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, Fernando Mendonça Lima, recebem jornalistas, na tarde desta quarta-feira (25), a partir das 14h, para apresentação dos resultados da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada no estado no período de 14 de novembro a 14 de dezembro do ano passado.

Além disso, os gestores apresentarão o calendário oficial de ações determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para declaração nacional de zona livre de febre aftosa com vacinação para os Estados do Maranhão, Piauí e Pará. Entre as ações estão incluídas auditorias, sorologia de rebanho e realização da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2012.

Após declarados nacionalmente zonas livres de febre aftosa, os Estados do Maranhão, Piauí e Pará poderão requerer à Organização Internacional de Epizotias (OIE) o reconhecimento internacional do novo status sanitário, o que permitirá livre comércio da nossa carne, tanto no mercado interno como no externo.

Na primeira etapa da campanha o Maranhão se destacou registrando o maior índice de cobertura vacinal dos últimos 10 anos em campanhas oficiais: 96,59% de um rebanho de 7,2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. O estado também foi o melhor avaliado em auditoria realizada pelo Mapa entre os seis estados nordestinos que concorriam para a elevação do status sanitário de zona livre de febre aftosa – Piauí, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o leste do Pará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.