ZÉ DOCA – Tragédia no município de Zé Doca. Uma criança de apenas onze anos morreu eletrocutada na última sexta-feira (18) ao tentar podar o galho de uma árvore, localizada no quintal da residência onde morava com os pais. O caso aconteceu no bairro Amorim, naquele município.
De acordo com informações da Rádio Mirante AM, o pai da vítima teria solicitado, em duas ocasiões, que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), enviasse uma equipe da empresa para podar o galho da árvore, que estava em contato com a rede elétrica. A primeira solicitação havia sido feita havia cerca de vinte dias.
Apesar dos pedidos, a árvore não foi podada. Uma equipe da Cemar chegou a ir ao local da ocorrência. No entanto, os funcionários informaram aos proprietários da residência que nada poderiam fazer naquele momento para resolver o problema. Os funcionários da empresa teriam alegado ser muito complicado realizar a poda porque seria preciso desligar a chave geral de energia do bairro.
Preocupado com o problema ocasionado pelo galho da árvore que estava em contato com a rede elétrica, o garoto de onze resolveu, por conta própria, realizar o serviço, que deveria ter sido feito pela Cemar. No entanto, ao subir na árvore, o menino recebeu uma elevada carga de energia e morreu. A vítima ainda foi levada para o hospital, mas já estava sem vida.
Horas depois do fato lamentável, uma equipe da Cemar retornou à residência da vítima e realizou a poda da árvore.
Em nota enviada no início da noite desta quarta-feira (23) ao Imirante.com, a Cemar lamentou o ocorrido na cidade de Zé Doca. A Companhia Energética disse que trabalha orientando as pessoas a não subirem em árvores para evitar fatalidades.
CEMAR ESCLARECE SOBRE ACIDENTE NA VILA AMORIM EM ZÉ DOCA
A CEMAR lamenta profundamente o acidente ocorrido na última sexta-feira, dia 18 de novembro, que teve como vítima fatal o menor Matias de Abreu Lira.
A Companhia informa que suas equipes realizaram inspeção no local do acidente e constataram que uma árvore localizada no quintal de uma casa na rua Saudades na Vila Amorim estava com os galhos próximos à rede de energia. Levantamentos preliminares identificaram que o menor Matias havia subido na árvore para tentar cortar um galho. Segundo informações de populares o galho ao cair atingiu a rede de energia, o que provocou a descarga elétrica e ocasionou esta fatalidade.
A CEMAR orienta para que as pessoas evitem plantar árvores embaixo ou muito próximas da rede de distribuição de energia elétrica no sentido de evitar situações de risco.
A Companhia informa que realiza em todo o Estado palestras com distribuição de materiais educativos em escolas da Rede Pública e Privada, assim como em diversas comunidades, sobre riscos elétricos em casa e na rua, que são reforçadas com dicas de segurança, para esclarecer e conscientizar a população sobre como se prevenir de acidentes com energia elétrica.
Por fim a CEMAR informa ainda que quando os galhos de uma árvore estiverem se aproximando dos fios da rede elétrica, não suba nela e jamais tente podá-la. Ligue para a CEMAR, por meio da Central 116, e informe o local e ponto de referência para a CEMAR programar a ida de uma equipe de manutenção ao local.
Assessoria de Imprensa da CEMAR
Matéria atualizada às 18h47 para publicação da nota de esclarecimento da Cemar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.