São Luís

Flávio Dino acha cedo falar em candidatura para prefeito de São Luís

O presidente da Embratur afirmou, ainda, que uma candidatura não se define sozinho.

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PCdoB), descartou, momentaneamente, a sua candidatura à Prefeitura da capital maranhense em 2012. A afirmação foi feita, na manhã desta sexta-feira (7), ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, da rádio Mirante AM.

A candidatura dele à prefeitura de São Luís será avaliada em reunião de filiados PCdoB, que ocorre nesta sexta-feira (7), às 18h, e sábado (8), na Assembleia Legislativa. O encontro serve, também, para avaliar os rumos a serem tomados pelo partido nas eleições nos demais municípios maranhenses em 2012.

Sucessão

Flávio Dino disse que é preciso se debater quadros e que a candidatura dele deve ser amadurecida com uma discussão em conjunto com grupos aliados, o olhar de mudança e com um discurso que seja compatível a visão que a população de São Luís tem da administração do prefeito João Castelo (PSDB).

- Na medida em que administração dele é mal avaliada, naturalmente nós achamos que é preciso trilhar outro caminho. Buscar um caminho diferente. Os partidos com os quais nós conversamos [nós] apresentamos exatamente essa ideia de que precisamos casar a eleição da prefeitura de São Luís com a eleição para o governo do Estado em 2014 e apresentar um amplo programa de mudança capaz de superar a política atrasada, que infelizmente, ainda é dominante em nosso Estado - ressaltou.

Questionado sobre pré-candidaturas à sucessão municipal, Flávio Dino disse que o importante é que cada qual exerça a sua tarefa de governo e que o ano que vem é o melhor momento para se definir candidaturas para que a sociedade escolha quem terá a imensa honra de ser o prefeito da cidade de São Luís.

O Eleitor

Flávio Dino acredita que a eleição de 2012 será marcada pelo debate político e a vontade do eleitor na escolha do futuro administrador de São Luís. Na opinião dele é preciso investir nos inúmeros problemas existentes no dia a dia da cidade e solucioná-los, exemplificando, o trânsito, saúde, transporte, moradia e educação. O presidente da Embratur também fez críticas ao Executivo Municipal.

Continua após a publicidade..

- Existem os problemas da cidade e temos certeza que existem soluções. O atual prefeito foi eleito em cima de uma montanha de promessas e lamentamos que não tenha cumprido um grão de areia dessa montanha que ele apresentou durante campanha. Por isso, é que a nossa pauta de campanha será administrativa e deve ser apresentada à população com o seguinte questionamento: quem será o homem ou a mulher capaz de resolver os problemas dramáticos, graves, do cidadão que paga os seus impostos e não consegue ver a cidade de São Luís investindo em educação, saúde, moradia, transportes, temas abordados diariamente pela população - colocou.

Embratur e Copa do Mundo

Flávio Dino encara como um desafio a ser enfrentado como gestor do órgão, principalmente, quando o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que a Embratur tem feito o dever de casa acompanhando as obras nos estádios, aeroportos e de mobilidade urbana.

- Estamos acompanhando as obras dos estádios e estão bastante avançadas. As obras dos aeroportos estão se iniciando. Precisamos ter atenção a mobilidade urbana, relativas a metrô, corredor de ônibus, veículos leves sobre trilhos, Essas obras precisam de mais velocidades. É um trabalho com muitos desafios, em que me dedico bastante a ele no sentido de reafirmamos para o Mundo que o Brasil é um país hospitaleiro, cordial, que sabe realizar eventos festivos, mas que também sabe ser eficiente e moderno. E já que o Brasil tem voz no mundo, isso pôde ser constatado na visita da presidente Dilma à ONU e a Europa, precisamos fazer com que a nossa imagem seja compatível com essa importância econômica e politica que o Pais tem perantes as outras nações - ressaltou.

Embratur x Ministério do Turismo

Embora integrem grupos políticos e ideologias distintas no Maranhão, Flávio Dino disse que a relação com o ministro Gastão Vieira (PMDB) tem sido cordial e administrativa. E definiu como prioridades, a relação institucional entre os dois, os temas de interesse do País no setor do turismo.

- O ministro Gastão Vieira integra o partido que faz parte da base política da presidente Dilma Rousseff, assim como o meu partido. Fomos indicados cada um aos cargos pelos nossos partidos. Tenho uma relação cordial, uma relação administrativa, de muito respeito com ele.[Ele] é um ministro que chega a pasta do turismo. E como dever ser, temos conversado bastante, nos reunido e concluído juntos aquilo que é de interesse do nosso País. Pertencemos a grupos políticos diferentes no Maranhão. Essa é uma disputa no Maranhão e tem data para acontecer: em 2014. Até lá, temos um trabalho em conjunto e temos que ter maturidade. Temos sentimento e não podemos confundir com que uma disputa política regional, em nosso Estado, atrapalhe esse trabalho em conjunto. Estou muito confortável em trabalhar com o ministro Gastão Vieira porque já o conheço e somos amigos desde a Cãmara Federal. E acredito que Gastão Vieira fará uma grande gestão como ministro do Turismo. E nessa tarefa em conjuntos, vamos também trabalhar pelo Maranhão, independente da opção política - comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.