Em um ano

Maranhão e Piauí desmataram equivalente a 1% de todo o seu território

Somados, os dois Estados derrubaram mais de 2,3 mil hectares de mata nativa.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

IMPERATRIZ - O Maranhão e o Piauí foram os Estados que desmataram, em um ano, o equivalente a 1% de todo o seu território, responsáveis, portanto, pelas maiores áreas de desflorestamento do país. Somados, os dois Estados derrubaram mais de 2,3 mil hectares de mata nativa. A perda é equivalente a 25 mil campos de futebol.

As atividades agropecuárias e a produção de carvão para alimentar a siderurgia são apontadas como causas tradicionais do desmatamento, mas o crescimento desordenado das áreas urbanas, também, deve ser levado consideração. É que alertam os técnicos.

Por outro lado, os estudos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentam boas notícias: a área desmatada no cerrado caiu 16% entre junho de 2009 e julho de 2010. Os levantamentos foram feitos com base em imagens de satélite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.