SÃO LUÍS – A quarta-feira (3) será de nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas no norte do Maranhão, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nas demais área, o tempo segue com sol e poucas nuvens. As temperaturas permanecem estáveis.
Em São Luís, o dia será de nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva. A temperatura pode chegar, hoje, aos 32°C. Já na quinta-feira (4), a previsão é de sol entre poucas nuvens. Os termômetros registram variação de 24°C e 32°C.
De acordo com as observações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Turiaçu teve o maior volume de chuva registrado nas últimas 24h: 47 mm. A capital do Estado registrou 4,8 mm de chuva, e, Zé Doca, 2,2 mm.
Tempo seco
O sul do Maranhão permanece na zona de alerta sobre a baixa umidade relativa do ar, segundo o CPTEC. O Estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, além do Distrito Federal, também estão na faixa onde a umidade pode chegar a menos de 30%. Em situações de risco, o CPTEC orienta que os moradores consultem a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.
Segundo as observações do Inmet, ontem (2), Balsas registrou os índices mais baixos de umidade relativa do ar, 59%; seguida por Caxias (60%), Grajaú (62%) e Carolina (74%).
Balsas foi a cidade que, também, segundo o Inmet, registrou a maior temperatura nessa terça-feira: 31°C. No aeroporto de São Luís, a temperatura chegou, ontem, aos 30,8°C. Também registraram temperaturas elevadas Caxias (28,5°C), Carolina (28,2°C) e Grajaú (28°C).
Cuidados necessários

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas (Unicamp), no período de tempo seco, a população deve seguir as seguintes recomendações:
No estado de atenção – umidade relativa do ar entre 20% e 30%
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
– Consumir água à vontade.
Estado de alerta – umidade relativa do ar entre 12% e 20%
– Observar as recomendações do estado de atenção;
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Estado de emergência – unidade relativa do ar abaixo de 12%
– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10h e 16h;
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.
* Com informações do CPTEC/Inpe e Inmet.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.