SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney assinou, na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio dos Leões, convênio com o Consórcio Estreito Energia (Ceste) com o objetivo de garantir fiscalização ambiental na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE) durante os dois primeiros anos de operação.
Participaram do ato, os secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil) e Vitor Mendes (Meio Ambiente) e executivos do Ceste, entre os quais o diretor-presidente José Renato Ponte.De acordo com os termos do convênio, o Ceste irá apoiar a Sema a ampliar suas ações em Imperatriz. "O consórcio ficou de prover os recursos, veículos e equipamentos de informática para viabilizar a implantação dessa unidade da secretaria em Imperatriz", informou o diretor- presidente do Ceste, José Renato Ponte.
A fiscalização é necessária para que a lei ambiental seja cumprida e não haja danos ambientais.
O convênio prevê desembolso imediato para melhoria da unidade da secretaria. O valor destinado pelo Ceste é de R$ 200 mil. O secretário Vitor Mendes disse que o convênio vai permitir a descentralização de algumas ações da secretaria. "Imperatriz, assim como São Luís e boa parte do Maranhão, vive um momento de expansão. Temos o Ceste, com a hidrelétrica, a Suzano outros grandes empreendimentos na região. Então a Secretaria de Meio Ambiente precisa se descentralizar", observou Vitor Mendes. Ele adiantou que a secretaria já vem realizando ações no local no sentido de combater a poluição e a degradação ambiental. "O convênio garantirá uma melhor estrutura para dar celeridade ao trabalho", acrescentou.
Operação
Duas das oito turbinas da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE Estreito) já estão em operação, segundo informou José Ponte. A energia gerada pelo empreendimento do Consórcio Estreito Energia (Ceste) já integra o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A previsão é de que até junho de 2012 todas as unidades geradoras estejam em operação comercial, produzindo 1.087 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.
Usina Hidrelétrica Estreito
- Capacidade instalada: 1.087 MW
- Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e do Tocantins
- Mão de obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos
- Área do reservatório: 555 km2, incluindo a calha natural do Rio Tocantins
- Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão) Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins)
- Unidades Geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.