Meio ambiente

Veja como identificar se seu carro está poluindo o ambiente

Os óxidos de enxofre e nitrogênio são os mais nocivos, segundo especialistas em química.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - A preocupação é relação à poluição do ar provocada pelos veículos automotores: boa parte da poluição do ar é resultado da queima de combustíveis.

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e Luciano Melo.

A maior parte é emitida por veículos automotores. Por meio da fumaça que sai das descargas, são liberadas substâncias químicas perigosas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Os óxidos de enxofre e nitrogênio são os mais nocivos, segundo especialistas em química.

Entre os tipos de combustíveis que mais contribuem para a poluição do ar nos centros urbanos estão: em primeiro lugar, o diesel comum, com aproximadamente 50%, depois a gasolina, com 35% e o álcool com cerca de 15%.

Os sinais mais evidentes de que o veículo está poluindo mais é quando há uma espécie de fumaça preta saindo da descarga.

Os automóveis novos fabricados no Brasil já são equipados com catalisador. Um sistema que elimina boa parte dos gases nocivos que seria liberada no ar. Mesmo assim, todos os veículos acabam contribuindo para a poluição do ar. Por isso, à medida que a frota cresce nas cidades, a tendência é que a poluição, também, aumente.

Segundo o especialista em Química, o próprio dono do carro deve fazer a sua parte e evitar maiores prejuízos ao homem e ao meio ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.