SÃO LUÍS - Um levantamento iniciado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (9), no Fórum de Rosário, busca identificar o número de processos jogados no Rio Itapecuru, na madrugada de domingo, quando bandidos invadiram a sede da comarca e retiraram processos do gabinete da juíza. Tramitam em Rosário 4.870 processos.
Comunicado do fato pela manhã de domingo, o corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, acionou de imediato o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluisio Mendes, que enviou equipes de perícia e investigação a Rosário ainda ontem.
Nesta segunda-feira, o corregedor foi à comarca pela segunda vez em uma semana e ratificou o apoio da Corregedoria ao trabalho da juíza Rosângela Prazeres. Antes de viajar, voltou a condenar a invasão do fórum e denunciou o crime ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Para agilizar o trabalho, durante a manhã dessa segunda-feira, o atendimento ao público foi suspenso”, informa a juíza Rosangela Prazeres, titular da comarca. A magistrada afirma que o júri marcado para hoje depende do comparecimento da advogada. “Se ela vier, faremos o julgamento”, diz.
Basculante
Segundo Rosângela, alguns dos processos atirados ao rio foram recuperados. Outros, não. “Não se sabe ainda quanto foram jogados”, diz. A magistrada ressalta que além dos processos, nada foi roubado do fórum. “É como se estivessem procurando alguma coisa”.
A invasão do fórum ocorreu por um basculante do prédio, que foi quebrado. Segundo Rosangela Prazeres, o espaço é bem pequeno. Após entrar no recinto o invasor teria aberto a porta da frente para dar acesso aos comparsas.
Depoimento
De acordo com a juíza, o caso está sendo investigado. “Ontem, o delegado tomou o depoimento de duas pessoas”. Ainda de acordo com a magistrada, o secretário de Segurança ficou de designar um delegado para presidir o inquérito.
As informações são da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.