SÃO LUÍS - O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, determinou, nessa sexta-feira (8), intervenção nos contratos mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde com a Cruz Vermelha (filial do Maranhão) para o gerenciamento de serviços nos hospitais estaduais Carlos Macieira (Ipem), Aquiles Lisboa, Infantil Juvêncio Matos, Nina Rodrigues e Centro de Saúde Genésio Rego. A medida visa sanar irregularidades apontadas em relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao mesmo tempo assegurar a continuidade e a qualidade do atendimento prestado à população.
No relatório de auditoria feita nos contratos da Cruz Vermelha, foi constatado que a execução dos serviços contratados para o Hospital Carlos Macieira não foi realizada de forma eficiente e de acordo com os padrões elevados de competência e idoneidade profissional exigidos pela Secretaria de Estado da Saúde.
A auditoria fundamentou-se no fato de os recursos terem sido repassados normalmente pela SES e, mesmo assim, a Cruz Vermelha não pagou em dia os fornecedores e prestadores de serviços, deixando títulos serem encaminhados para protesto. Essas irregularidades na gestão resultaram na precariedade do atendimento prestado aos pacientes do hospital.
A intervenção foi determinada por Ricardo Murad para preservar o patrimônio público, assegurar o cumprimento das metas contratuais estabelecidas pela SES e principalmente garantir aos servidores um atendimento médico e hospitalar de qualidade. Além de nomear o interventor Celso Henrique Anchieta de Almeida, o secretário criou uma comissão para analisar a prestação de contas apresentada à SES pela Cruz Vermelha e avaliar o cumprimento das obrigações pactuadas nos contratos.
Sob intervenção, os contratos que eram gerenciados pela Cruz Vermelha serão administrados pelo interventor, que será auxiliado pelos diretores gerais das unidades de saúde atingidas. "Nosso objetivo é sanar as irregularidades de gestão que resultaram na precariedade do atendimento prestado à população", finalizou Ricardo Murad.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.