Maranhão

Pedreiras adere ao movimento Hora do Planeta

Neste sábado (26), as luzes da principal avenida da cidade serão apagadas às 20h30.

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h41

SÃO LUÍS – A cidade de Pedreiras, na Região do Médio Mearim é a única representante maranhense que aderiu até agora, ao movimento “Hora do Planeta”. O evento será realizado neste sábado (26), das 20h30 às 21h30 em todo o mundo.

Organizado pela Rede WWF a Hora do Planeta busca promover atos simbólicos, nos quais governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Este será o terceiro ano consecutivo que o Brasil adere ao movimento.

Pela primeira vez o município de Pedreiras, distante 280 Km de São Luís participa. A organização é dos alunos do 5º período do curso de Geografia, da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). As ações da Hora do Planeta em Pedreiras vão ser realizadas na principal avenida da cidade, a Rio Branco, que terá suas luzes apagadas no mesmo momento que dezenas de cidades do Brasil. Uma programação variada está sendo organizada com direito a fogos de artifício, apresentações artísticas, vídeos e documentários sobre as enchentes que atingem a região e uma palestra sobre o aquecimento global. “Nós resolvemos aderir ao movimento por perceber que Pedreiras faz parte do contexto global e também vem sofrendo constantemente com as mudanças climáticas que assolam nosso planeta”, explicou um dos coordenadores do evento em Pedreiras, Valdemar Baima.

Até o momento, 59 cidades, incluindo 11 capitais, formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. Outras 29 prefeituras encontram-se já na fase final de entrega do documento, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados.

Representantes de prefeituras podem aderir oficialmente o município enviando e-mail para: cidades@wwf.org.br.

Frente parlamentar

Nesta quarta-feira (23), o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, deputado Sarney Filho (PV-MA), assinou termo de adesão da entidade ao Movimento.

A secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, destacou que a Hora do Planeta é um movimento com adesão espontânea de pessoas, instituições e empresas . “O gesto de apagar às luzes é simbólico e possível em todo o mundo, e nos une em torno da necessidade de preservarmos nosso planeta”, afirmou.

Na foto: Denise Hamú (à esquerda) com o deputado federal Sarney Filho (ao centro) e o coordenador do Greenpeace, Ricardo Baitelo. (Foto: Beto Olivera/Agência Câmara)

Denise Hamú também destacou a importância de adoção de ações em prol do planeta. “Convidamos a refletirem e a instituir ações além da Hora do Planeta, buscando uma economia de baixo carbono e com políticas públicas coerentes, que combinem o desenvolvimento com a preservação dos serviços ambientais que a natureza nos dá”, completou.

Emissoras de rádio e televisão

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) confirmou a adesão e apoio à Hora do Planeta 2011. A Abert vai apoiar incentivar as suas mais de 2,4 mil emissoras de rádio e 320 de TV associadas a divulgarem a iniciativa.

Com informações da WWF e do VC no Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.