Agricultura

Sedagro capacita caprinocultores e técnicos na Região de Itapecuru

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - Para fortalecer a caprinocultura de leite no território rural Vale do Itapecuru, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), em parceria com a Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande, promoveu, na última semana, o Curso de Manejo Nutricional de Caprinos, no município de Vargem Grande.

Participaram do curso, o coordenador da Cooperativa, Antonio Ribeiro Lopes Sobrinho, diretores da associação e representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bem como 30 caprinocultores e cinco técnicos agropecuários que vão prestar assistência técnica aos criadores.

O curso integra as ações do Projeto Melhoramento de Rebanho e Uso de Inovações de Sistemas de Caprinos, voltado para a expansão da caprinocultura no Território Rural Vale do Itapecuru.

O objetivo do projeto é capacitar e prestar assistência técnica aos produtores de ovinos e caprinos dos municípios de Vargem Grande, Presidente Vargas e Nina Rodrigues. Esta ação complementa outro projeto da Sedagro que é a implantação de uma agroindústria de beneficiamento de leite de caprino em Vargem Grande.

O curso teve carga horária de 24 horas, com aulas teóricas e práticas. Os criadores tiveram aula de campo na Universidade Federal do Maranhão, com visita a uma área cultivada com forrageira.

De acordo com a secretária de estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, “esta ação faz parte dos investimentos da Sedagro na agricultura familiar, cumprindo um importante papel que é a qualificação da mão de obra para a prestação de assistência técnica aos criadores de caprinos e ovinos”.

Segundo o superintendente de Promoção e Fomento Rural da Sedagro, Jorge Fortes, o Território do Vale do Itapecuru se destaca com o maior rebanho de ovinos e caprinos do estado, tendo nesta atividade a grande aptidão do setor primário na região.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.