Maranhão

Governo revitaliza turismo com ações em Barreirinhas

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h43

SÃO LUÍS - O fluxo de turistas em Barreirinhas, principal entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, aumentou em 2010 e as perspectivas para este ano são melhores ainda. A informação faz parte de pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e de levantamentos feitos pela Prefeitura.

De acordo com os dados da Setur, 350 mil turistas passaram por Barreirinhas em 2010. Desse total, 95% foram a passeio. Os números da Prefeitura confirmam os da secretaria e apontam aumento de até 10% em relação a 2009.

O secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, informou que o setor é um dos vetores básicos de desenvolvimento do Maranhão e uma prioridade para a governadora Roseana Sarney. Essa determinação foi confirmada com a criação, em suas gestões anteriores, do Plano Maior de Turismo, que deveria ser colocado em prática em prazo de 10 anos. “Esse trabalho foi interrompido e, em 2010, retomamos as ações”, relatou.

“A governadora Roseana Sarney está redimensionando o setor, trabalho que terá continuidade nos próximos anos”, anunciou Palácio, destacando, ainda, a importância do Parque dos Lençóis para o incremento do turismo maranhense.

Confiança

O aumento do número de visitantes, na opinião do prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, deve-se também ao trabalho que Roseana Sarney está realizando em infraestrutura, saúde, transporte e serviços de divulgação.

Dentro desse quadro, ele identificou um clima de credibilidade entre empresários e trabalhadores. “A gente percebe a demonstração de confiança das pessoas, pois eles sabem do trabalho que a governadora fez no passado e de sua determinação de continuar esse projeto”, disse o prefeito.

A empresária e turismóloga Virlene Camargo Leal confirmou que o número de visitantes aumentou, principalmente de estrangeiros. Em 2009, a agência Tropical Adventure Expedições, de sua propriedade, recepcionou 325 estrangeiros.

Em 2010, foram 424, uma elevação gradativa e estável, como ela avalia. “Recebemos principalmente franceses, pois trabalhamos com duas operadoras daquele país”, informou a empresária.

Empresários e gestores públicos defendem a estabilização do número de visitantes na região. A secretária municipal de Turismo, Kátia Lima, explicou que a estratégia não é aumentar o fluxo de turistas, mas elevar a qualidade.

Município se destaca como um dos mais importantes pólos turísticos

Distante 260km de São Luís, Barreirinhas está se destacando como importante destino turístico internacional. É o principal portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Reúne 53 hotéis e pousadas, o que totaliza 2.100 leitos.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Kátia Lima, a maioria dos turistas que visita o município é de estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil e de grandes cidades do Norte e Nordeste, principalmente São Luís.

De junho a outubro, época de férias na Europa, há um aumento da demanda de turistas de países desse continente, especialmente da França e da Itália. “Sentimos que começou a aumentar, também, o número de turistas japoneses”, afirmou Kátia Lima.

“Barreirinhas fica em uma área de preservação ambiental; por isso o nosso interesse é atrair o turista comprometido com a preservação da natureza”, enfatizou a secretária.

Continua após a publicidade..

Dentro do calendário turístico do município, destaque para as comemorações de fim de ano, Carnaval, São João e a vaquejada, que ocorre em julho. Além das festividades, outra estratégia que está sendo viabilizada é transformar o povoado de Atins em um refúgio de descanso durante o Carnaval, como acontece com inúmeras instâncias de Minas Gerais e São Paulo.

O município de Barreirinhas tem área de 3.111 km², com área urbana de aproximadamente, 1.097 hectares, a 253km de São Luís. Situa-se na Mesorregião do Oeste Maranhense e na Microrregião da Baixada Oriental, localizado à margem direita do Rio Preguiças.

Barreirinhas é o 38º município do Maranhão em extensão territorial. No setor primário, a economia local é sustentada basicamente na agricultura da mandioca, milho, arroz, feijão, à extração vegetal da carnaúba, castanha de caju, buriti, coco, lenha e carvão vegetal, artesanato, na criação de animais e na pesca.

Empresários elogiam a retomada

O setor empresarial é o que está mais animado com a retomada do crescimento do turismo no Maranhão. Eles consideram importante manter e ampliar o trabalho harmônico que deve ser realizado pelos governos federal, estadual e municipal.

As ações envolvem serviços de esgotamento sanitário, limpeza, iluminação, pavimentação de ruas e qualificação profissional.

O otimismo dos empresários gira em torno, também, da viabilização de propostas como a enviada pela Prefeitura ao Ministério do Turismo, com o aval da governadora Roseana Sarney, para a construção de um Centro Multimodal em Barreirinhas. O espaço disporá de área de exposições e auditório, o que abrirá as portas para o turismo de eventos.

Em termos internacionais, a Secretaria de Estado de Turismo está intermediando empreendimentos, como o do grupo português Luzeiros, que tem interesse em construir um hotel de alto padrão no município.

Já o grupo Metropolitan Touring tem planos de erguer um eco-resort, que envolve a aplicação de cerca de R$ 10 milhões e visa atender clientes de alto poder aquisitivo.

“A nossa expectativa é de que o poder público retome os trabalhos de infra-estrutura, o que vai complementar o serviço de qualidade oferecido aos nossos clientes”, afirmou o empresário Antônio Carlos Buna. Ele foi um dos pioneiros nos investimentos no ecoturismo, montando a Pousada do Buna, no povoado de Atins.

Meio ambiente

Na opinião de Buna e de outros empresários, como Antônio do Canto do Atins, dono de restaurante de mesmo nome, é importante que seja colocada em prática uma política permanente de preservação do meio ambiente, sobretudo de educação, orientação e fiscalização dos visitantes e moradores.

Neste aspecto, o prefeito Albérico Filho destacou a importância do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - órgão do Governo Federal, que administra os parques nacionais, incluindo o dos Lençóis Maranhenses.

Atins é a última parada no passeio que o visitante faz pelo Rio Preguiças a partir da Avenida Beira-Rio, localizada na sede de Barreirinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.