Operação Maracati II

Lançamento do foguete Orion é adiado para terça-feira

O lançamento estava previsto para ocorrer neste sábado. Na segunda, haverá cronologia simulada.

Maurício Araya/Imirante, com informações do CLA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h45

SÃO LUÍS – Devido à atrasos no transporte de equipamentos da Agência Espacial Alemã (DLR Moraba), com previsão para chegada em São LuÍs para o início desta semana, o lançamento do veículo Orion V3, previsto para este sábado (4), foi adiado para a próxima terça-feira (7). Como atividade prevista para a Operação Maracati II, ocorrerá, na segunda-feira (6), a cronologia simulada, testando todos os meios a serem utilizados na cronologia real, havendo a possibilidade real de lançamento.

A fase inicial, na qual será lançado o Orion V3, tem como finalidade o treinamento e preparação do CLA para o lançamento do VSB-30 V7, segunda fase da operação. O lançamento do VSB-30 tem como objetivo a monitoração e recuperação de sua carga útil, denominada MicroG1A, também da Agência Espacial Alemã. O foguete levará, ao espaço, ainda, nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.

O Orion é um foguete de treinamento, monoestágio, projetado pelo pela Agência Espacial Alemã e que será lançado no Brasil pela terceira vez. O primeiro voo de demonstração foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), em 2008, durante a Operação Parelhas, e o segundo realizado, no CLA, em maio de 2009 durante a Operação Maracati I.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.