SÃO LUÍS - Uma comissão formada por técnicos das secretarias de Estado da Educação e de Igualdade Racial receberam, na tarde desta segunda-feira (22), lideranças indígenas de várias etnias, com o objetivo de discutir ações ligadas à área de educação para as aldeias.
Participaram da reunião, a secretária de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro, a secretária-adjunta de Planejamento e Orçamento da Seduc, Ivana Colvara, a secretária adjunta de Ensino, Graça Tajra, a supervisora de Educação Indígena, Isa Quadros, a superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Leonor Penha, a supervisora de Alimentação Escolar, Ana Ayres, entre outros.
Representando o Ministério Público, estava o promotor José Cláudio Cabral, assessor da procuradora-geral de Justiça. Em nome da Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal participou o secretário adjunto Marco Antônio Toccolini.
Durante a reunião, os índios relataram suas demandas concernentes ao setor educacional, principalmente em relação à merenda escolar, à construção de novas escolas e transporte escolar. Eles solicitaram uma reavaliação dos itens da merenda escolar e pediram ao governo que repense a estratégia de repasse dos recursos.
Para os índios, seria melhor que os recursos fossem repassados diretamente às associações comunitárias, com as quais ficaria a responsabilidade de comprar os itens da merenda. Ana Ayres informou que a Secretaria de Educação já definiu a inclusão na merenda de gêneros da agricultura familiar, a exemplo de frutas e verduras.
Segundo Marco Antônio Toccolini, o Governo do Estado está se empenhando para sanar todos os problemas indígenas e atender o mais rápido possível às suas demandas. Ele disse que a governadora Roseana Sarney determinou atendimento prioritário às necessidades dos indígenas.
“Para isso, criamos um Comitê Gestor, formado por representantes das secretarias de Igualdade Racial e de representação em Brasília. Estamos acompanhando e buscando soluções. Estamos acompanhando todos os passos”, disse Marco Antônio Toccolini.
A secretária-adjunta da Seduc, Ivana Colvara, sugeriu encontros periódicos com a participação de representantes das duas secretarias nas próprias áreas indígenas e a idéia foi acatada por eles. “Será uma forma de discutirmos os problemas de cada região, para podermos agilizar as soluções”, finalizou Ivana Colvara.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.