SÃO LUÍS - O Judiciário maranhense constatou, em vistoria realizada nessa segunda-feira (18), que a Delegacia da Polícia Civil do município de Rosário está repleta de irregularidades, que vão desde insalubridade até a acomodação de detentos provisórios e condenados na mesma cela. A constatação foi feita pelo juiz Douglas de Melo Martins, integrante do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão, e pela juíza Rosângela Santos Prazeres, titular da Comarca de Rosário, em inspeção realizada ontem, segunda-feira (18).
Outras reclamações dos presos foram constatadas, como a falta de luminosidade, ventilação, higiene e colchões.
A maioria dos presos provisórios é de outras comarcas. Os de Rosário são, em sua maioria, sentenciados, o que revela um bom funcionamento da Justiça Criminal local. O desembargador Froz Sobrinho, coordenador do Grupo de Monitoramento do TJMA, disse que a situação reflete os resultados do trabalho da juíza daquela comarca, que tem dado prioridade aos processos de réus presos.
Diante do quadro fático verificado e com vistas à minimização da situação caótica encontrada, os magistrados entraram em contato com o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, João Bispo Serejo, que garantiu a transferência de todos os presos condenados para um local adequado na Comarca de São Luís, até o fim da próxima semana.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.