SÃO LUÍS – Após quase 17 horas do início da apuração dos votos no Maranhão, a Justiça Eleitoral finalizou, por volta das 9h50 desta segunda-feira (4), o processo de totalização dos votos. Até a manhã de hoje, faltavam apenas três seções eleitorais não finalizadas, sendo duas em Cururupu e uma em Balsas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o atraso aconteceu por causa de problemas em antenas de transmissão de dados nos dois municípios. Em Cururupu, as seções eleitorais ficam numa ilha, o que ainda depende da maré para que o material seja levado para a sede do município. Em Balsas, o problema era a distância.
Ainda nos primeiros minutos desta segunda-feira (4), o Maranhão já sabia quem iria governar o Estado nos próximos quatro anos: a governadora, Roseana Sarney (PMDB) já havia sido reeleita com 50,08%. Ela obteve 1.459.792 votos nestas eleições. Entre os presidentes, os mais votados seguiram a ordem nacional, sendo que Dilma Rousseff obteve maioria ampla dos votos no Estado, com 70,65%, segundo o sistema de divulgação da Justiça Eleitoral.
O total de abstenção chegou a 23,97%, com 1.035.648 de eleitores faltosos.
Reportagem atualizada às 9h55.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.