SÃO LUÍS – O fogo das queimadas está assustando os moradores da zona rural do Maranhão. A maioria das casas é coberta de palha, o que facilita a propagação dos incêndios.
Veja, ao lado, na reportagem de Sidney Pereira e Elson Paiva para o Globo Rural.
As queimadas sem controle assombram cerca de meio milhão de sertanejos no Maranhão, famílias que vivem em casas de barro e palha. “Uma casa de barro dessas é um perigo, porque qualquer faísca, qualquer fogozinho acendia tudo”, afirma o agricultor Edson Silva Nascimento.
Aconteceu neste sítio em São João dos Patos, sul do Estado. A casa, o curral, as cercas. Tudo foi queimado. Centenas de frangos e quinze cabeças de gado morreram sufocadas pelo calor.
Em Parnarama, semiárido maranhense, o fogo já destruiu mil hectares de pastagem nessa propriedade. Os vizinhos perderam o sossego. “Tenho medo demais, porque a minha casa é desse jeito. Se queimar, queimou. O que vou fazer?”, diz o agricultor Domingos Martins.
A maioria das queimadas ocorre depois de meio-dia, nas horas mais quentes. A baixa umidade e o vento forte facilitam a propagação do fogo. A falta de brigadas contra incêndio na maioria dos municípios faz o sertanejo se virar sozinho na hora de conter as labaredas perto de casa, e as chamas clareiam as noites do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.