SÃO LUÍS - O 6º Festival Geia de Literatura, evento promovido pelo Instituto Geia, em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar, será aberto, nesta quarta-feira, 25, e se estenderá até sexta-feira, no município.
Durante três dias, estudantes ribamarenses das redes municipal, estadual e privada de ensino terão a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e de desfrutar de uma vasta programação literária.
A abertura oficial do Festival acontece nesta quarta-feira (25), às 10h, no ginásio do Colégio Patronato, localizado no santuário religioso da cidade.
A exemplo dos anos anteriores, a programação do Festival Geia de Literatura 2010 será desenvolvida de forma simultânea no Colégio Patronato, na Escola Municipal Diomedes Pereira (bairro J.Câmara), na Escola Municipal Liceu Ribamarense (Vila Roseana Sarney), na Casa Paroquial e no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Ribamar (SEMTUR) – estes dois últimos localizados na área do santuário religioso.
Na praça da Matriz, sempre no fim da programação, serão promovidas feiras de livros e recitais de poesia durante os três dias do evento literário.
A previsão é de que mais de duas mil pessoas, entre estudantes, professores e interessados pela literatura, participem diariamente das atividades do Festival.
Este ano, o Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar está oferecendo novidades ao público. A II Gincana Geia do Conhecimento, que já realiza o Desafio de Literatura, em parceria com a Faculdade Atenas Maranhense-FAMA, incluiu também na programação a I Olimpíada de Matemática, que já foi realizada com a colaboração da Faculdade Pitágoras, e o I Concurso Professor Pesquisador – Prêmio Jomar Moraes.
O presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, explicou que o objetivo da I Olimpíada de Matemática é descobrir talentos em outras áreas do conhecimento, além da literatura, e que o concurso Professor Pesquisador é uma forma de ampliar mais a participação docente no Festival.
Ainda segundo Murad, a sexta edição do Festival Geia de Literatura será ainda mais especial, uma vez que marca os 10 anos do Instituo Geia.
O prefeito Luis Fernando Silva (DEM), licenciado do cargo, agradeceu ao Instituto Geia por ter escolhido São José de Ribamar para sediar o evento literário que, segundo ele, está ajudando a melhorar os indicativos da educação municipal.
O prefeito ressaltou que a sexta edição do Festival Geia de Literatura vem renovada e ampliada, porque duas grandes novidades foram incorporadas à programação – a I Olimpíada de Matemática e o Concurso Professor Pesquisador.
- O Festival se amplia para as ciências exatas, no caso a matemática, uma vez que nas edições passadas o foco era apenas a literatura, e abre mais espaços para os professores, que poderão concorrer ao prêmio de R$ 2 mil com trabalhos pessoais sobre a vida e obra deste grande maranhense, que é o escritor Jomar Moraes - afirmou.
BOX:
Festival Geia 2010 – Programação
25 .08.10 – QUARTA-FEIRA
HORA GINÁSIO PATRONATO SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
10h A linda rosa juvenil – Alunos da Escola Municipal Maria Amélia Bastos
10:30h Sitio do Pica Pau Amarelo – Alunos da Escola Municipal Maria Amélia Bastos
14h II Gincana Geia do Conhecimento – II Desafio Geia de Literatura – Categoria Ensino Fundamental
HORA UNIDADE ESCOLAR DIOMEDES DA SILVA PEREIRA
10h A Literatura infanto-juvenil no Maranhão de hoje – José de Ribamar Neres
HORA LICEU RIBAMARENSE
10h Vida e Obra de João Mohana – Lourival Serejo
HORA CASA PAROQUIAL
8h Oficina 1: Desenrolando o texto - Bruna de Oliveira, Paula Freitas e Perla Silva – público-alvo: estudantes de 5ª a 6ª séries
9h Oficina 2: Literatura e Paisagem: uma janela para o mundo – Amanda Pestana Pereira e Renata Ribeiro Lima – público-alvo: 7ª a 8ª séries
HORA RESTAURANTE MIRAMAR
10h Aquecimento Global – Qual a sua contribuição? – Elizângela da Silva Moura Santos
14h COMUNICAÇÕES: Letramento Literário: Importância e Perspectivas – Diego Lima dos Santos (FAMA); Literatura de Cordel: contribuição e importância – Vilma da Cruz (FAMA); Leitura áudio oral para deficiente visual – Layra Trindade Diniz (SANTA FÉ) e Literatura e paisagem – Rafaella Gomes Monteiro (UFMA).
17h DEBATE: Iracema na construção do Brasil – Maria Rita dos Santos
16h PRAÇA DA MATRIZ: FEIRA DE LIVROS – LEITURA NA
PRAÇA – RECITAL DE POESIAS
26.08.10 – QUINTA-FEIRA
HORA GINÁSIO PATRONATO SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
10h O Baile das Lavandeiras – Grupo Teatrodança
14h II Gincana Geia do Conhecimento – II Desafio de Literatura – Categoria Ensino Fundamental
HORA UNIDADE ESCOLAR DIOMEDES DA SILVA PEREIRA
10h Augusto dos Anjos: uma abordagem para iniciantes – Rui Pontes Ribeiro de Moraes
HORA LICEU RIBAMARENSE
10h Touchê em Balaiada, A Revolta – Wilson Marques
HORA CASA PAROQUIAL
8h Oficina 1: Desenrolando o texto - Bruna de Oliveira, Paula Freitas e Perla Silva – público-alvo: estudantes de 5ª a 6ª séries
09h Oficina 2: Literatura e Paisagem: uma janela para o mundo – Amanda Pestana Pereira e Renata Ribeiro Lima – público-alvo: 7ª a 8ª séries
HORA RESTAURANTE MIRAMAR
10h Encontro com acadêmicos – Benedito Buzar, Ubiratan Teixeira, Waldemiro Viana e Milson Coutinho
14h COMUNICAÇÕES: O cortiço: uma leitura do espaço a luz da teoria da percepção – Maria Deidla da Silva Moraes (UFMA); Erotismo na obra “Batom Vermelho” de Lúcia Santos – Roseli Maria Ribeiro Neri Saldanha (FAMA); São Luis, Atenas Brasileira: um percurso histórico sobre a construção da identidade literária ludovicense – Maria das Neves Oliveira e Silva Azevedo (FAMA) e A incomunicabilidade e o isolamento na obra de Graciliano Ramos – Lisiane Vieira Alves (UFMA).
17h DEBATE: O Crime da Baronesa: uma análise literária, histórica e jurídica – José Eulálio Figueiredo de Almeida, Marineis Merçon, Carlos Vinícius Lauande Franco, Marcus Alexandre Marinho Assaiante e Haroldo Gouveia.
16h PRAÇA DA MATRIZ: FEIRA DE LIVROS – LEITURA NA PRAÇA – RECITAL DE POESIA
27.08.10 – SEXTA-FEIRA
HORA GINÁSIO PATRONATO SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
10h II Gincana Geia do Conhecimento – II Desafio de Literatura – Categoria Ensino Médio
14h II Gincana Geia do Conhecimento – II Desafio de Literatura – Categoria Ensino Fundamental – FINAL
HORA UNIDADE ESCOLAR DIOMEDES DA SILVA PEREIRA
10h Sousândrade para crianças – Antônio Martins
HORA LICEU RIBAMARENSE
10h Memórias de um sargento de milícias – Grupo de Teatro do Curso de Direito da UNDB
HORA CASA PAROQUIAL
8h Oficina 1: Desenrolando o texto - Bruna de Oliveira, Paula Freitas e Perla Silva – público-alvo: estudantes de 5ª a 6ª séries
9h Oficina 2: Literatura e Paisagem: uma janela para o mundo – Amanda Pestana Pereira e Renata Ribeiro Lima – público-alvo: 7ª a 8ª séries
HORA RESTAURANTE MIRAMAR
10h Encontro com os autores de São José de Ribamar – Marli da Conceição, Samuel Moreira, Raimunda Frazão e Maria da Glória
14h COMUNICAÇÕES:O lúdico na obra “O Jabuti que falava Inglês”,de Joaquim Gomes – Doris Day Da Silva Lima (FAMA); O gênero e sua representação em Tereza Batista, cansada de guerra – Alessandra Moreira Pontes (UFMA); A poesia como instrumento na formação de leitores – Marcia Maria Araujo Cortes (FAMA)e As marcas da oralidade na carta do leitor – Denise Márcia Abreu Borges (UFMA).
17h DEBATE: Surrealismo e Loucura – Ceres Costa Fernandes
16h PRAÇA DA MATRIZ: FEIRA DE LIVROS – LEITURA NA PRAÇA- RECITAL DE POESIA
Saiba Mais
- Sesc tem inscrições abertas para Prêmio de Literatura 2026
- Bruno Azevêdo lança livro que mergulha na história do cantor Djavan com a mãe Virgínia
- Jornalista maranhense Rosane Borges lança livro no Itaú Cultural (SP) nesta quarta-feira
- Coletânea celebra instantes silenciosos e transformadores da vida
- Padre Antônio Vieira é tema de palestra com António Abreu Freire na UNDB
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.