SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral realizou neste sábado (21), nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, a eleição simulada, por sugestão do Tribunal Superior Eleitoral, para testar o sistema biomátrico de votação, que identifica o eleitor pela impressão digital.
A simulação servirá para testar o andamento da votação com o sistema biomátrico, levando em consideração o tempo que o eleitor levará para registrar seus votos. É uma forma de fazer com que os eleitores se familiarizem com o novo sistema.
Nos dois municípios, contudo, 20 mil eleitores não podem participar da simulação e não poderão eleger seus representantes em outubro de 2010. Eles não se recadastraram na Justiça Eleitoral e os seus títulos foram anulados pelo TRE-MA. Somente depois das eleições esses eleitores poderão procurar a justiça para regularizar a situação dos seus títulos.
Biometria
Nas eleições deste ano, eleitores de 60 municípios de 23 Estados brasileiros já votarão em urnas eletrônicas com leitor biométrico, isto é, que possibilitam a votação por meio da leitura das impressões digitais. Dezenove destes 23 Estados realizarão as eleições simuladas do dia 21 com a nova urna.
No Acre, os testes acontecerão nas cidades de Assis Brasil e Bujari. Em Alagoas, oito dos 11 municípios cadastrados para votação por meio da biometria participarão das eleições simuladas: Jamarataia, Maribondo, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Igaci, Poço das Trincheiras, Coité do Nóia, São Miguel dos Milagres e Chã Preta.
Na Bahia, o evento ocorrerá na cidade de Pojuca e, no Ceará, no município de Eusébio. A cidade de Hidrolândia representará Goiás nas eleições simuladas com biometria, e Viana e Castelo representarão o estado do Espírito Santo. Paço do Lumiar e Raposa serão os municípios do Maranhão que participarão do evento.
Quatro cidades de Minas Gerais realizarão eleições simuladas com a nova urna: São João Del Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova. No Pará, será a cidade de Capanema e, na Paraíba, o município de Pedras de Fogo. Já em Pernambuco, o evento acontecerá nas cidades de Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré.
A representante do Paraná nos testes nas urnas com leitor biométrico será a cidade de Balsa Nova. Piracuruca e Piripiri farão o evento pelo estado do Piauí. No Rio de Janeiro, a eleição simulada ocorrerá na cidade de Armação dos Búzios. No Rio Grande do Norte, o evento acontecerá em Alexandria e Nísia Floresta e, no Rio Grande do Sul, na cidade de Canoas.
Em Rondônia, a eleição simulada será realizada em uma das cidades pioneiras no cadastramento biométrico de eleitores: Colorado do Oeste. O mesmo acontecerá em Santa Catarina, já que o evento acontecerá no município de São João Batista, também pioneiro neste processo.
Em São Paulo, os eleitores da cidade de Nuporanga poderão testar a nova urna. E em Tocantins, todos os sete municípios cadastrados para votação pelo sistema biométrico farão o grande evento. São eles: Pedro Afonso, Alvorada, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Talismã, Santa Maria do Tocantins e Figueirópolis.
O objetivo dos TREs é treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema que tem, entre outras novidades, a vantagem de não permitir que um eleitor vote por outro, garantindo ainda mais segurança e confiabilidade às eleições.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.