SÃO LUÍS - As eleições simuladas do novo sistema de votação biométrica, ou seja, pela impressão digital, ocorre neste sábado, 21, das 8h ao meio-dia, nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa. A informação é desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, presidente em exerício do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, (TRE-MA).
Em entrevista no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, ele adiantou que as eleições simuladas serão realizadas em todas as sessões eleitorais nos dois municípios. Disse, ainda, que o eleitor terá na sessão inscrita e terá que escolher na urna os deputados estadual e federal, dois senadores, o governador e o Presidente da República. "Será uma eleição normal, onde os votos serão totalizados a partir das 17h, no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No pleito apenas os candidatos são fictícios", revelou.
De acordo com o presidente em exercício do TRE-MA o sistema identifica o eleitor por meio da impressão digital e fotografia do eleitor, isso torna a votação mais segura.
O desembargador José Joaquim, Corregedor da Justiça Eleitoral, defendeu o uso da cola nas eleições simuladas, mas garantiu que o TRE será rígido com a boca de urna.
- Essa estratégia do uso da cola nas eleições simuladas poderá ser também adotada no dia 3 de outubro. É uma necessidade, pois facilita a vida do eleitor que terá que digitar muitos números e evita o atraso no momento da votação. Já com relação a boca de urna o TRE será bastante rígido. Já conversamos com os juízes eleitorais para que proíbem qualquer tipo de fraude. É o papel da Justiça Eleitoral atuar com imparcialidade no pleito - assegurou.
Ouça a entrevista de José Joaquim Figueiredo, no Ponto Final:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.