SÃO LUÍS - A segunda etapa do programa Meu Primeiro Emprego está chegando ao fim, neste mês de julho, e começa a ser feita a contabilização das ações executadas nos últimos três meses, período de duração de cada etapa do programa.
Em 23 municípios, cerca de cinco mil jovens foram atendidos por esta etapa, cada um recebendo uma bolsa-aprendizagem de R$ 508, além da vivência no mercado de trabalho como formação profissional. Além disso, os jovens dessa etapa participaram de um workshop para melhoramento profissional, com temas relativos ao desenvolvimento do trabalhador, todas as ações inclusive estão sendo certificadas e entrando para o currículo dos beneficiados.
Mais de R$ 2,5 milhões foram injetados na economia maranhense somente através do pagamento da bolsa-apredizagem dos jovens desta etapa.
Cerca de 60 empresas, somente na capital, acertaram parceria com o Governo do Estado para receber os bolsistas em suas empresas. "Essa parceria entre o governo e o empresariado é a base do sucesso de nossa ação", destacou o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy. "E temos parceiros de pequeno, médio e grande porte, todos fazendo a diferença para que o jovem sem experiência tenha uma oportunidade no mercado de trabalho", opinou o secretário.
Parceiros como o empresário Jorge Pontes Otoch, que não poupa elogios ao desenvolvimento do programa. "Eu tenho o maior prazer em receber um bolsista do Primeiro Emprego em minha empresa porque ele é um funcionário que pode ser lapidado de acordo com a minha necessidade", ponderou o empresário. A Alumar é outra empresa que recebeu bolsistas nesta etapa e preparou um treinamento especial aos jovens para lá encaminhados. "Faz parte de nossa contribuição para a juventude maranhense", declarou Luiz Bungardt, gerente de Recursos Humanos (RH) da fábrica, durante o treinamento oferecido pela empresa.
A Secretaria de Trabalho já está dando início ao recrutamento e seleção de jovens para as próximas etapas do Primeiro Emprego. Os jovens que desejam participar devem estar dentro do perfil do programa, de 18 a 30 anos, sem experiência registrada na carteira. As inscrições podem ser feitas através da internet, na página do governo ou nas Agências de Trabalho do Sine.
Com as informações do Setres.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.