SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, seguindo orientação do Ministério da Saúde, ampliará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) para os grupos prioritários já definidos, incluindo agora as crianças de 2 anos a menores de 5 anos de idade. Pais e responsáveis pelas crianças já poderão levá-las aos postos de vacinação a partir de segunda-feira (24). Neste período, pessoas de 20 a 39 anos, gestantes e todos os demais grupos que ainda não se vacinaram também devem procurar um posto de saúde.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Mildes Mendes Pereira, explicou que as crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses, que começarão a ser vacinadas segunda-feira, estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicação pela gripe A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.
Mildes Mendes também explicou que este grupo é imunizado com duas doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.
Até o momento, já foram vacinadas mais de dois milhões de pessoas no estado. Com este resultado, o Maranhão atinge a cobertura de 69%, cuja meta é vacinar 2.987.043 pessoas dos grupos prioritários.
Em São Luís, entre os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da gripe H1N1, crianças com menos de 2 anos de idade e portadores de doenças crônicas com 60 anos de idade ou mais, a totalidade dos grupos já foi vacinada. Entre os doentes crônicos com menos de 60 anos de idade e indígenas, a meta também já foi atingida.
Entre os adultos na faixa etária entre 20 a 39 anos ainda não foi atingida a meta. O percentual de vacinados no Maranhão gira em torno de 35%, o que equivale a 293.529 pessoas imunizadas. A meta é que sejam vacinadas pelo menos 80% dessa faixa etária.
O balanço da vacinação de pessoas acima de 60 anos de idade contra a gripe sazonal (gripe comum) contabiliza até o momento 209.118 vacinados no estado. Isso representa 42,27% do público-alvo da campanha. A meta é vacinar 499.775 pessoas, atingindo uma meta de 80%.
Mais
No período de 4 de março a 21 deste mês, foram notificados 156 casos de internações por doenças respiratórias no Maranhão. Desses, 28 foram confirmados como Influenza H1N1 e 73 descartados (negativos). Foram registrados 38 óbitos, dos quais nove confirmados para a doença e 19 descartados.
Atualmente, apenas um paciente está internado em hospital de São Luís com sintomas respiratórios suspeitos de H1N1. Os dados foram divulgados pelo boletim informativo da SES, ontem.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.