Visita

Roseana vistoria obras na cidade de Itapecuru-Mirim

De Itapecuru-Mirim, a governadora e sua comitiva seguiram para o município de Chapadinha.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - Em Itapecuru Mirim, a governadora Roseana Sarney visitou, na tarde desta quinta-feira (20), as obras de construção da escola de ensino médio que está sendo construída no povoado de Entroncamento. "Esta é a realização de um antigo sonho que vai beneficiar toda uma comunidade, de 17 mil pessoas que moram aqui", revelou o prefeito Júnior Marreca. A escola vai contar com seis salas de aula e quadra poliesportiva. De Itapecuru-Mirim, a governadora e sua comitiva seguiram para o município de Chapadinha.

No município, 403 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa do governo federal "Minha Casam Minha Vida", que conta com a parceria do governo estadual.

Durante reunião, no auditório da prefeitura municipal, com a participação de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e de ceramistas, Roseana Sarney explicou que ficou feliz com o desenvolvimento do Polo de Produção de Cerâmica na região.

O polo tem a participação efetiva de 21 ceramistas, gerando mais de mil empregos diretos e cerca de três mil indiretos. Roseana Sarney garantiu que vai estudar as solicitações apresentadas pela categoria para melhorar o desenvolvimento comercial dessa atividade.

"Vamos continuar trabalhando em parceria com o município que está recebendo apoio para obras essenciais como a recuperação de estradas vicinais, reforma da rodoviária, do estádio, e da biblioteca pública. O governo e a prefeitura também têm ações na área de saúde e saneamento básico, além de programas sociais, como o programa 'Viva Meu Primeiro Emprego' e 'Viva Digital'", revelou a governadora.

Primeiro Emprego

Roseana Sarney fez questão de participar do workshop promovido para capacitar os participantes do "Viva Meu Primeiro Emprego" em Itapecuru-Mirim, realizado no auditório do Sesc, com a participação dos 70 jovens atendidos pelo programa, que está sendo ampliado no Maranhão.

"Há 15 anos lancei o Primeiro Emprego e foi um sucesso. Esperamos que mais jovens tenham a chance de receber qualificação e garantam um emprego", disse. "Abrimos as vagas, promovemos a qualificação, agora, o próximo passo é com vocês que devem se esforçar para mostrar que estão preparados para assumir esse espaço aberto nas empresas".

Continua após a publicidade..

Pelo menos cinco mil selecionados em todo o Maranhão, estão sendo encaminhados ao mercado de trabalho, por meio do programa, que chega a sua segunda etapa em 23 municípios do Maranhão.

O "Viva meu Primeiro Emprego" é voltado para jovens de 18 a 30 anos, sem experiência profissional registrada na carteira de trabalho. Durante três meses eles vivenciam a prática profissional em empresas conveniadas com o Governo do Estado, que é o responsável pelo pagamento da bolsa-aprendizagem aos jovens, no valor de R$ 508.

Incentivo

O secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, participou dos workshops desta segunda etapa. "Marcamos a presença do governo do Estado neste momento tão importante na vida desses jovens", afirmou.

Antônio Heluy explicou que o programa incentiva o jovem na descoberta da vocação profissional e no desenvolvimento do senso de responsabilidade. "Queremos formar um exército de jovens qualificados e preparados para encarar o mercado de trabalho".

Nos municípios de São Luís, Barreirinhas, Itapecuru-Mirim, Rosário e Pedreiras já foram realizaras as aulas inaugurais e os bolsistas encaminhados às empresas para viverem sua primeira vivência profissional.

Em Itapecuru-Mirim, o município é parceiro do Estado e vai complementar a bolsa-aprendizagem com um vale de R$ 50. Segundo informou o prefeito Júnior Marreca, o bônus é para ajudar nas despesas de transporte. "As parcerias entre o governo do Estado e os municípios, fortalecidas desde o ano passado, estão proporcionado melhor qualidade de vida para os maranhenses", avaliou o prefeito.

Com informações da Secom/Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.