Pedreiras

Dia da Agricultura Familiar reúne centenas de agricultores

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - A quarta edição do Dia da Agricultura Familiar, realizada na última quarta-feira (19), em Pedreiras, reuniu cerca de 700 agricultores familiares dos 16 municípios que compõem o território rural do Médio Mearim. Na programação, capacitação e palestras aos agricultores, nas quais foram difundidas as políticas públicas de crédito, assistência técnica e comercialização de alimentos.

Ao todo, serão oito Dias da Agricultura Familiar a serem realizados no Maranhão. O município de Viana sediará o próximo encontro no dia 31 de maio. Depois, será a vez de Zé Doca (10 de junho), Chapadinha (17 de junho) e Barreirinhas (21 de junho).

Em Pedreiras, a programação foi iniciada às 8h, com a Feira do Produtor, liberação de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pelo Banco do Nordeste, e palestras das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema), da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae.

Participaram do Dia da Agricultura Familiar de Pedreiras municípios pertencentes ao Território do Médio Mearim. Na lista, Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale.

Palestras

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) desenvolveu mais uma vez o Projeto Fazendo Educação, no qual 265 crianças assistiram a palestras e a teatro de fantoches, com temas voltados para a febre aftosa e o uso correto de defensivos agrícolas.

A Associação do Vale do Mearim, sediada em Trizidela do Vale, levou artesanatos de biscuit e cabaça, além de outros produtos para a Feira do Produtor. “Eu estou achando esse evento muito bom e a realização da feira é a forma que temos de mostrar nossos produtos. Futuramente trabalharemos também com a fibra da taboa”, elogiou a presidente da associação, Raimunda Maria Andrade.

O encerramento do evento contou com a presença do secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro; do secretário adjunto da Sedagro, Jadson Lago; do presidente da Fetaema, Francisco Sales; do vice-prefeito de Pedreiras, Walber Rodrigues da Cruz; da delegada do MDA, Cicília Costa; do presidente da Agerp, Tadeu Lima; da gerente da agência do BNB de Pedreiras, Gleyciellen Fonseca Marques; e da gestora do Sebrae de Bacabal, Graça Fernandes.

Continua após a publicidade..

Boas notícias

Ao falar das ações do Sistema Sagrima, Afonso Ribeiro ressaltou ao público que o governo criou duas secretarias, com ações voltadas para a agricultura familiar. “Cerca de 90% dos recursos da Sagrima são destinados aos agricultores familiares. Podemos citar algumas, como a distribuição de sementes selecionadas de arroz, milho e feijão, kits de irrigação, agroindústrias, pulverizadores, plantadeiras e outros equipamentos”, revelou.

O secretário deu ainda uma boa notícia aos agricultores do território do Médio Mearim: a de que 23 toneladas de sementes de feijão tinham acabado de chegar a Pedreiras. “A semente chegou hoje (quarta) e após os testes de germinação e pureza, a previsão é de que esta semente seja distribuída para vocês num prazo de 10 dias”, informou ele ao público.

Ao falar da assistência técnica, Afonso Ribeiro afirmou que, desde que assumiu a Sagrima, está reestruturando os escritórios regionais da Agerp e celebrando parcerias com as prefeituras municipais para aprimorar a assistência técnica no Maranhão. “Por meio de um convênio com o MDA estamos equipando os escritórios da Agerp e contratando mais 121 técnicos para atuar nos municípios que pertencem aos oito territórios rurais” disse ele.

Com a informatização dos escritórios da Agerp, a previsão é que este ano aconteça um aumento de 60% na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Estamos ainda muito felizes porque conseguimos articular a instalação do Centro de Pesquisa da Embrapa no Maranhão, que deve ser inaugurado no final deste ano, atendendo a uma antiga reivindicação do setor agropecuário”, acrescentou Afonso Ribeiro.

O presidente da Fetaema, Francisco Sales, lembrou que a luta dos trabalhadores rurais foi fundamental para que o governo federal ampliasse as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. “No ano passado, foram liberados R$ 15 bilhões de recursos do Pronaf e este ano aumentou para R$ 20 bilhões, uma conquista muito importante para todos nós”, disse.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.