SÃO LUÍS – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) se prepara para lançar, na tarde desta terça-feira (27), o Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte da Operação Falcão I, iniciada no último dia 19. A janela de lançamento (como é chamado o período em que o foguete pode ser lançado) está prevista para ser aberta no início da tarde, às 13h, sendo que o lançamento pode ocorrer também às 15h.
O tempo no local do lançamento é ensolarado. O lançamento do foguete depende, apenas, das condições dos ventos. Se não for lançado hoje, a janela prevê mais dois dias de tentativas.

A operação tem como objetivo testar os sistemas operacionais do CLA nas atividades de lançamento e rastreio de foguetes. O foguete, de pequeno porte, possui tecnologia 90% nacional. O aparelho possui apenas um estágio, três metros de comprimento e pesa 68 kg. O motor propulsor do FTB usa combustível sólido e permite um alcance de mais de 30 km de altura em apenas quatro segundos.
Após o lançamento, o foguete cairá em alto mar, na baía de São Marcos, a aproximadamente 16 km da costa. Como o foguete não leva carga útil científica, apenas tecnológica - aparelhos que registram e transferem dados como pressão e temperatura para a estação de Telemedidas do CLA -, o foguete não será resgatado após o lançamento.
Esse é o primeiro de oito lançamentos previstos para este ano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.