SÃO LUÍS - Estreia nesta segunda-feira na TV Maranhense (afiliada Band em São Luís), às 13h, o documentário “Um brasileiro chamado José”, biografia do senador José Sarney, 80 anos, inédito na televisão aberta brasileira. São cinco capítulos de meia hora cada.
Segundo a diretora do programa, Kátia Ribeiro, o primeiro vai mostrar a posse de Sarney na Presidência da República e depois volta para seu nascimento em Pinheiro. A chegada do então jovem de 35 anos ao Governo do Maranhão será relembrado.
Trechos do filme “Maranhão 66″, de Glauber Rocha, sobre a ascensão e posse de Sarney no Palácio dos Leões, trarão detalhes dessa história. Ao longo dos capítulos serão mostrados alguns depoimentos como do empresário João Saad, dono da Band; do governador do Amapá, Waldez Goes (PDT); e do ex-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
Segundo Kátia, uma das intenções do documentário é revelar aspectos da história de Sarney que poucos conhecem - sua prisão aos 15 anos e a fuga que ele deu ao ex-deputado José Aparecido em seu carro até a embaixada dos Estados Unidos por causa da repressão militar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.