Maranhão

Morros é pioneiro no mutirão do Registro Civil

A campanha se estenderá em Cachoeira Grande, Axixá, Matões do Norte.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - Com a missão de reduzir de 22,7% para 8,5% a taxa de subregistro no Maranhão, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC) realizou o primeiro mutirão da Campanha "Registro Civil de nascimento na maternidade: o nascimento da cidadania", na cidade de Morros.

Durante a manhã desta terça-feira (30), a equipe da SEDIHC ministrou uma oficina de capacitação para agentes multiplicadores que vão orientar a população sobre a importância do registro civil de nascimento. E durante todo o dia desta quarta-feira (31), a atividade para emissão gratuita do documento continuará em Morros.

Para o secretário Sergio Tamer, a cidade de Morros protagoniza um momento histórico, "esta é uma ocasião única. A importância desse projeto só será reconhecida no futuro, e o Governo do Estado deu esse pontapé inicial", afirmou. O vice-prefeito do município, Hildemar Sousa, afirmou que "a cidadania também está acontecendo em Morros".

A mãe da primeira criança a receber o registro no mutirão, Concilta Araújo, falou da alegria de, finalmente, conseguir tirar o registro do filho, com dois meses de vida, "esse mutirão ajudou muito. Pra mim é um privilégio, uma vitória não enfrentar burocracia pra registrá-lo," declarou.

O mutirão itinerante foi realizado por meio de uma grande articulação entre a SEDIHC, o poder público e a sociedade local e segundo a secretária de Assistência Social de Morros, Socorro Maia, o trabalho vai continuar mesmo após o mutirão, "a jornada vai continuar, vamos lutar para alcançar resultados positivos."

Mutirão

"Registro Civil: O Nascimento da Cidadania"' é uma mobilização que visa garantir o acesso à documentação básica com ações estratégicas por meio de mutirões itinerantes em 70 municípios e a instalação de postos para emissão do documento em maternidades e hospitais em outras 50 cidades do Estado.

A Campanha capacitará um contingente de 280 agentes das diversas redes de serviço (saúde, educação e assistência social) para serem multiplicadoras nas ações a serem realizadas em cada dia de atividade.

Estima-se que oito mil pessoas sejam atendidas em todo território maranhense e um total de três mil registros civis de nascimento sejam emitidos e três mil 2ª vias da Certidão de Nascimento emitidas por localidade.

Calendário do mutirão

- Dias 5 a 7 - Cachoeira Grande

- Dias 7 a 9 - Axixá

- Dias 12 a 14 - Matões do Norte

- Dias 21 a 23 - Belágua

Com as informações a Secom do Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.