SÃO LUÍS - Os municípios que compõem a Unidade Regional de Itapecuru recebem, no período de 10 a 12 de março, o projeto educativo regionalizado de atualização em DST/AIDS, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é compartilhar informações técnicas sobre a política de prevenção e controle das DST/Aids para instalação na rede básica de saúde do Estado.
Esta é a primeira edição do projeto regionalizado deste ano e atende também à Unidade Regional de Rosário. A intenção é mobilizar os coordenadores de DST/Aids e também os de Atenção Básica, além de enfermeiros e médicos da Estratégia Saúde da Família dos municípios participantes, sobre temas que dizem respeito à prevenção e controle da doença.
Segundo a programação, estão previstas, no primeiro dia, atividades de acolhimento e dinâmica de apresentação dos participantes com a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Osvaldina Mota. "É uma ótima oportunidade para trocarmos informações e garantirmos aperfeiçoarmos e reforçamos a política de prevenção e controle das DTS/Aids", disse.
Será abordado também o manejo básico em HIV/Aids em adultos, além de gestantes. Em outro momento do fórum regionalizado, metodologia utilizada pelo Projeto Educativo, os participantes discutirão o manejo básico de gestantes com sífilis e sífilis congênita, receberão informações sobre as hepatites virais, bem como o projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE). Haverá também aula expositiva sobre as ações da área de Atenção Básica, encerrando com uma atividade de avaliação do encontro.
Com informações da SES.
Saiba Mais
- Brasil tem alta de casos de Aids, mas menor mortalidade desde 2013
- Brasil registra queda de óbitos por aids; confira os números no Maranhão
- “Temos 43 anos de luta, de tratamento e de prevenção contra o HIV”, diz infectologista
- Brasil registra queda de óbitos por aids, mas doença ainda mata mais pessoas negras do que brancas
- Ministro Luiz Fux autoriza compra de medicamento para aids
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.