SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP), Raimundo Cutrim, instalou, no fim de semana, mais um Conselho Comunitário de Segurança no interior do Estado. A cidade de Bacabeira, a 58 quilômetros da capital, foi a 41ª a ser contemplada com a instalação do projeto social que visa integrar a comunidade junto ao sistema de segurança pública. Durante a solenidade, o secretário anunciou, ainda para este ano, a instalação dos conselhos em todos os 217 municípios maranhenses.
Com a instalaçãodo projeto, a segurança pública de Bacabeira contará com 26 dos 49 conselheiros formados. Os titulares, nomeados e capacitados, distribuídos em alguns dos pontos localizados na abrangência do Centro Integrado de Defesa Social (Cids) auxiliarão a comunidade nos assuntos relacionados à segurança.
Segundo o secretário Raimundo Cutrim, além dos municípios já contemplados, a meta do programa é expandir a iniciativa em todos os 217 municípios até o encerramento do ano de 2010. “Esse é um acordo realizado entre a nossa governadora, Roseana Sarney, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, pois percebemos a necessidade de implantar o programa do governo federal no Maranhão”, disse. O secretário ainda ressaltou que o modelo implementado é mais uma ferramenta participativa e democrática como meio de prevenção contra o crime em geral.
Para o presidente da Câmara Municipal de Bacabeira, Alan Linhares, “a integração entre a comunidade junto à polícia comunitária no projeto é a saída para erradicar com os problemas sociais, relacionados à segurança, que não chegam ao conhecimento das autoridades competentes. É através de programas como estes que podemos impedir o desenvolvimento da violência e da criminalidade gerada não só em Bacabeira, como em todo o Brasil”, afirmou.
O vereador ainda ressaltou o contentamento com a iniciativa, e agradeceu a governadora Roseana Sarney. “A governadora e o secretário estão demonstrando total empenho em melhorar não só a segurança, como a educação e a saúde, porque quando se trata da segurança se relaciona também outros segmentos. Desde quando a governadora assumiu, nós podemos perceber as melhorias e o desenvolvimento não só de Bacabeira, como de todo o Maranhão”.
Posse
Continua após a publicidade..
Nesta etapa, foram empossados 29 conselheiros titulares, de um total de 49 candidatos que realizaram o curso de formação de conselheiros comunitários de segurança oferecido pela SSP. Para integrar a equipe, os titulares tiveram que participar de palestras sobre Diretos Humanos; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais; e troca de experiências de policiamento comunitário.
Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Rosário, José Ribamar Cardoso, também presente na solenidade, a instalação do Conselho de Segurança Pública no município, no início do ano, representa a democratização dos debates e das ações da polícia. “Prova dessa evolução foi que o Carnaval de 2010 registrou o menor índice de criminalidade dos últimos tempos. Os moradores de Rosário já têm uma forma de oficializar os assuntos sobre segurança, além de estarem presentes na realidade da sociedade. É com a fiscalização e ação contra os malefícios que podem ocorrer na rotina de uma cidade, que esses agentes devem atuar”, comentou.
Independência
Além da instalação do conselho em Bacabeira, o secretário Raimundo Cutrim, anunciou a expansão da delegacia e o deslocamento de um contingente específico para o município, tornando a segurança da cidade ainda mais independente. “Nós estamos trabalhando para a reforma e ampliação da delegacia de Bacabeira e de um batalhão próprio para o policiamento na região”, informou o secretário.
O secretário ainda comemorou com os moradores de Bacabeira, a redução no índice de violência em todo o Maranhão, no Carnaval de 2010. Os números foram revelados na semana passada, durante uma coletiva de imprensa realizada, no auditório da Secretária de Segurança Pública do Estado. “O resultado conquistado no Carnaval de 2010, com a redução da criminalidade, foi o esforço e o investimento realizado por toda a segurança. Estratégias foram traçadas e conseguimos proporcionar um carnaval animado e seguro, em todos os pontos do Maranhão”, disse.
Com informações da Ascom/SSP.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias