CAXIAS - Mais de 8 mil caxienses foram beneficiados pelo Programa Viva Luz do Governo do Estado. O projeto tem como foco principal beneficiar com pagamento das contas de energia elétrica os consumidores que se enquadram nas seguintes características: pessoas com consumo monofásico e com média máxima de até 50 kWh/mês, e que tiveram no máximo dois consumos iguais a 75 kWh nos últimos 12 meses.
Este é o caso da autônoma Maria Ferreira, que reside na Travessa da Faveira, em Caxias. Ela não esconde a satisfação de ter recebido a conta de energia elétrica referente ao mês de janeiro quitada pelo Governo do Estado. “Fiquei feliz quando abri a conta e vi que ela já estava paga. O meu consumo por mês não passa de R$ 19,00, mas foi bom saber que vou poder investir o dinheiro em alguma outra coisa”, afirmou.
Em todo o Estado, pelo menos 450 mil famílias já foram beneficiadas pelo programa. O Governo do Estado investiu no programa pelo menos R$ 3,5 milhões. Apesar de ser um projeto destinado às residências com baixo consumo de energia, a Assessoria de Comunicação da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) revelou que alguns consumidores estavam confusos em relação ao programa. Como o Governo do Estado usou o espaço externo da conta de luz para fazer propaganda do projeto, muitos consumidores ao verem a logomarca na conta acreditaram que a mesma já estava quitada, o que não ocorreu. A conta paga pelo Governo vem com um carimbo na parte interna com os dizeres “conta paga” e sem o código de barras na parte de baixo, ao contrário do que acontece em todas as contas de luz normais.
“Isso ajuda a diferenciar as contas. No caso das contas inclusas no Programa Viva Luz, mesmo que o consumidor tente pagá-la, ele não vai conseguir, porque não tem código de barras. A parte externa é apenas o marketing do programa e está estampado em todas as contas de luz porque é um espaço destinado para este fim e solicitado pelo Governo para divulgar o Viva Luz”, explicou o gerente de Comunicação da Cemar, Luiz Cardoso.
O Viva Luz integra o Programa Viva Gente, lançado em novembro de 2009 pela governadora Roseana Sarney. Os municípios com maior número de famílias beneficiadas são São Luís e Imperatriz, com 50 mil e 12 mil famílias, respectivamente. O gerente de Comunicação da Cemar, Luiz Carlos Cardoso, explicou que todas as famílias que tiverem a média de consumo preconizadas pelo programa foram incluídas automaticamente no Viva Luz.
“A Cemar acompanha o histórico de consumo de cada unidade consumidora e as famílias dentro da média são, automaticamente, beneficiadas com o programa", explicou. "Para garantir a permanência no ‘Viva Luz’, as famílias devem evitar desperdício de energia, finalizou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.