SÃO LUÍS - Quatro escolas da rede estadual de ensino que passaram por ampla reforma foram reinauguradas, nestas terça (9) e quarta-feiras (10), pelo secretário de Estado da Educação, César Pires, no município de Bacabeira e em São Luís. As obras fazem parte do programa Escola Viva, lançado em agosto do ano passado, pela governadora Roseana Sarney, que inclui a recuperação de 161 unidades de ensino e a construção de mais 66.
Em Bacabeira, acompanhado do prefeito Venâncio Filho, César Pires entregou à comunidade as obras de reforma do Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira, que atenderá cerca de 1.700 alunos. Na solenidade, ele informou que foram instalados 6.500 computadores em toda a rede estadual, sendo que alguns estavam encaixotados há dois anos nas próprias escolas.
O secretário informou ainda que a escola de Bacabeira terá diários de classe eletrônicos interligados pelo Sistema de Administração das Escolas Públicas (Siaep), implantado em sua gestão.
Para o diretor do CE Monsenhor Luís Alves Madureira, Antônio Felix Costa, a reforma representa o realização de um compromisso do Governo do Estado com a comunidade escolar de Bacabeira. “Nunca fomos tão assistidos como nesta gestão. Recebemos todo o mobiliário que precisávamos, desde novos armários, televisão e laboratórios de ciência, matemática e informática”, observou ele.
Na avaliação do prefeito Venâncio Gomes, o Governo do Estado revitalizou a educação no município. Ele destacou a prioridade que está sendo dada para a formação profissional de jovens que estão tendo a chance de poderem ingressar no mercado de trabalho na região. O prefeito destacou a construção de um Centro de Ensino Médio Profissionalizante, que já está em processo de licitação. “Juntos, Estado e Município, vamos transformar a história dos nossos jovens e dar a eles perspectiva de futuro,” enfatizou.
Rosário
Continua após a publicidade..
Em Rosário, César Pires assinou a ordem de serviço para reforma geral do Centro de Ensino Raimundo João Saldanha, que atualmente atende cerca de 1.400 alunos. O prédio ganhará auditório, quadra de esporte nova, reformas no piso, telhado e nas salas de aula, além de reparos em todas as redes hidráulica e elétrica. “Esta ação é mais uma medida concreta de reforma da rede física mantida pelo Estado,” destacou o secretário durante a assinatura da ordem de serviço.
A escola é a mais antiga da região e atende aproximadamente 1.400 alunos, com dois anexos nos povoados São Simão e São Miguel.
Em São Luís, foram reinauguradas ontem três escolas que foram reformadas nos bairros Cidade Operária, Caratatiua e Anjo da Guarda. Cerca de 3.000 alunos – da Unidade Integrada Pedro Álvares Cabral, da Unidade Integrada Sagarana II e da Unidade de Ensino Anjo da Guarda – foram beneficiados com as ações do Governo do Estado, por meio da Seduc.
Na visita a essas unidades de ensino, César Pires destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa “Seduc na Escola”, criado na atual gestão para resolver problemas emergenciais na estrutura física das escolas. “É um conjunto de ações sincronizadas que um dia nos trarão os resultados que queremos para a educação no Maranhão”, ressaltou o secretário.
Para a gestora da U.I Sagarana II, Maria da Conceição Soeiro Cruz, não há nada que impeça uma escola pública de ter qualidade tanto na estrutura física quanto no campo pedagógico. Nesta unidade de ensino, a Seduc entregou o primeiro ginásio de esportes desde sua inauguração, em 1964. “Essa é a entrega de um sonho para os alunos e para a comunidade do Caratatiua que poderá utilizar este espaço para fins culturais”, destacou a diretora.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias