Bacabal

Lobão e João Alberto em visita a Bacabal

Marco Aurélio D’Eça/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

BACABAL - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o governador em exercício, João Alberto de Souza (PMDB), participam hoje, em Bacabal, do lançamento de mais uma etapa do programa “Luz Para Todos”. Lobão assinará autorização para implementação do programa no povoado Bela Vista, beneficiando 44 residências. Em seguida, João Alberto fará entrega de viaturas para a polícia, vistoria e entrega de obras do Governo do Estado.

É a primeira obra do programa “Luz Para Todos” relativa ao quinto contrato assinado entre o Ministério de Minas e Energia e o Governo do Estado, no mês passado. Por isso, Lobão fez questão de lançar a obra pessoalmente.

O governador João Alberto está em Bacabal desde ontem. Ele visitou o povoado quilombola Piratininga, uma retribuição à visita dos quilombolas, que estiveram no Palácio dos Leões, em São Luís, no meio da semana, ao lado do deputado estadual Jura Filho (PMDB) e da vice-prefeita de Bacabal, Taugi Lago.

Hoje, acompanhado do ministro, o governador em exercício vai vistoriar obras em escolas, inaugurar o Colégio Militar, entregar viaturas e lançar o programa Primeiro Emprego.

João Alberto terá também um encontro com a comunidade do bairro Trizidela localizada às margens do Rio Mearim. Em seguida, ele visitará as obras do Colégio Militar de Bacabal, marcando o início do período de matrículas para a instituição no município.

Na área da segurança, João Alberto fará a entrega de 14 viaturas que serão usadas pelas polícias Civil e Militar, para os 14 municípios da Região do Médio Mearim, no combate ao crime. O governador em exercício também terá um encontro com 80 jovens participantes do Programa Viva Meu Primeiro Emprego na cidade.

Logo após, ele visitará os colégios Leda Tajra e Estado do Pará, e as obras de uma avenida e do Pronto Socorro Municipal. O retorno a São Luís está previsto para as 14h.

Números do “Luz Para Todos” no MA

- Investimento de R$ 1,28 bilhão desde 2005

- Empresas maranhenses participantes do programa: 51

- 366 mil é o número de postes produzidos por empresas maranhenses

- 36.773 quilômetros de redes de energia, o equivalente a quase uma volta na terra

- Em 2005, eram 67% de casas com geladeira; hoje, são 82%

- Famílias beneficiadas, incluindo as do convênio de hoje: 332 mil.

Ministro destaca obras do Maranhão em evento em SC

Florianópolis (SC) - Na manhã de ontem, o ministro de Minas e Energia participou, em Florianópolis (SC), de reunião do Conselho Superior do Sistema Eletrobras (Consise), quando, ao lado do presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, fez um balanço da atuação do Governo no setor elétrico. À noite, ele participou de solenidade de colação de grau da turma da Escola Superior de Administração e Gerência.

Durante o encontro do conselho da Eletrobras, o ministro Edison Lobão comemorou os avanços do setor elétrico e destacou a função social do Programa Luz Para Todos, que no final do ano passado ultrapassou a marca dos 11 milhões de brasileiros beneficiados com energia elétrica em suas residências. Na ocasião, ele comunicou a viagem ao Maranhão para inaugurar novas ligações do programa.

“Vou ao Maranhão, minha terra, a convite do governador João Alberto, meu amigo, para inaugurar novas obras do Luz para Todos, com a alegria de saber que já foi possível levar energia para mais de 200 mil residências no meio rural maranhense, o que significa dizer que já foram beneficiados mais de 1 milhão de pessoas no Estado”, afirmou Lobão.

O ministro disse que retornará ao Maranhão nos próximos dias para visitar as obras da Hidrelétrica de Estreito, que, segundo ele, estão muito adiantadas, superando todas as previsões.

A hidrelétrica de Estreito, um dos maiores empreendimentos do setor elétrico brasileiro, vai produzir cerca de 1.500 MW de energia, que serão adicionados ao Sistema Interligado Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.