Maranhão

Mansões irregulares são erguidas nos Lençóis

Justiça já mandou demolir casas luxuosas em área de preservação ambiental.

G1, com informações do Bom Dia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

BARREIRINHAS - Aos poucos, Barreirinhas vem sofrendo com a especulação imobiliária. Mansões luxuosas vão substituindo a Floresta de Buriti, ocupam uma Área de Preservação Ambiental permanente, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A Justiça Federal já determinou que nove delas sejam demolidas. Outros 40 processos, que também pedem a derrubada de pousadas, casas e bares estão nas mãos de dois juízes federais.

Uma das casas mais luxuosas construídas dentro do parque está avaliada em mais de R$ 3 milhões. Pela decisão da Justiça, também deverá ser demolida. Há dois problemas: além da construção irregular, o dono acabou fazendo um desvio no rio, fazendo uma prainha só para ele.

Campinho de futebol, lancha, jet ski, quiosques à beira d’água - um parque coletivo que está sendo comercializado. A pedido da dona de outra casa, o empregado cerca parte do Rio Preguiças: “É só para ela tomar banho quando chegar de São Luís".

Pelo jeito, a decisão da Justiça não inibiu novas construções. Bem perto dali duas casas estão sendo erguidas.

Continua após a publicidade..

"Nunca veio fiscalização nenhuma aqui", justifica um morador.

Cabe ao Instituto Chico Mendes, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, fiscalizar o que acontece no parque. Recentemente, o instituto recebeu duas caminhonetes novinhas, quadriciclos e até uma lancha para o trabalho.

Mas enquanto a especulação imobiliária avança e vai matando o parque, os equipamentos passam a maior parte do tempo trancados na sede do órgão em Barreirinhas. Ninguém quis gravar entrevista. Alegam falta de pessoal. São apenas seis fiscais para patrulhar 150 mil hectares, o tamanho da cidade de São Paulo.

“Embargo imediato, a demolição imediata, sejam adotados pelo poder público para que novas condutas, novas construções não sejam verificadas a cada dia na região", explica o procurador da República Alexandre Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.