Educação

Governo destaca ações de alfabetização em São José de Ribamar

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

SÃO LUÍS - O município de São José de Ribamar foi destacado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) no que diz respeito aos avanços alcançados com as ações na rede municipal de ensino direcionadas para a efetiva alfabetização de crianças.

- Ribamar é um dos municípios pioneiros em relação ao trabalho com o programa Alfa e Beto. Os resultados obtidos pela administração do prefeito Luis Fernando são muito bons e servem de exemplo - avaliou Roseana.

A afirmação da governadora foi feita durante solenidade de adesão de 59 Prefeituras maranhenses ao programa Alfa e Beto, que utiliza como metodologia de alfabetização a concepção fônica como principal ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.

A solenidade, realizada na tarde da segunda-feira (25) no Palácio dos Leões, reuniu políticos (entre prefeitos, deputados estaduais e deputados federais), secretários de Estado, secretários municipais de várias cidades, além de dezenas de educadores maranhenses.

À convite da própria Roseana e do secretário estadual César Pires (Educação), Luis Fernando, durante a solenidade, fez um breve relato dos benefícios alcançados com a implantação do Alfa e Beto na rede municipal de ensino de São José de Ribamar. O referido programa foi instalado em Ribamar 2005.

- Até 2004, 40% dos alunos da rede municipal de ensino de Ribamar chegavam ao 4º ano [do Ensino Fundamental] sem saber ler e escrever. Através do programa Alfa e Beto e de outros mecanismos de ensino que implantamos, hoje, 83% dos alunos da rede municipal deixam o 1º ano [do Ensino Fundamental] lendo e escrevendo - relatou o prefeito.

De acordo com Luis Fernando, a significativa melhora dos indicadores de alfabetização na rede municipal de ensino de Ribamar contribuíram para que o município atingisse outras metas importantes, como a redução de 11% para 2% do índice de evasão escolar; redução de 8% para 5% do índice de repetência; e elevação dos índices do IDEB – subiu de 2.5 para 3.4 (alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental) e de 3.1 para 3.6 (alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental).

O prefeito fez questão de elogiar a iniciativa da governadora que, segundo ele, é um resgate de programas educacionais de alfabetização idealizados e executados pela própria Roseana Sarney. “Ao firmar parceria com dezenas de prefeitos objetivando levar o Alfa e Beto para 59 municípios maranhenses, Roseana, a exemplo do que fez nos seus dois primeiros governos, mostra compromisso em melhorar os índices educacionais do Estado e oferecer um ensino de qualidade a milhões de crianças maranhenses”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.