Bacabeira

Ato simbólico marca abertura de lançamento de Refinaria

A Refinaria Premium será uma das quatro unidades de refino da Petrobras no Nordeste do Brasil e a maior da América Latina.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

BACABEIRA - Teve início com a apresentação de vídeo institucional a solenidade lançamento da pedra fundamenta da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira. O evento contou com a presença do presidente Lula, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, dos presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli, do Senado, José Sarney, da governadora Roseana Sarney, do ministro Edison Lobão, além de secretários e outras autoridades do estado.

A abertura foi marcada por um ato simbólico realizado pelo presidente Lula, a governadora Roseana Sarney, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o prefeito de Bacabeira, Venancinho, que, depositaram em uma urna, uma cópia da planta da refinaria, uma cópia da licença ambiental, uma mostra do solo, um exemplar de um jornal com a data desta sexta-feira (15), além de uma revista.

A Refinaria Premium no Maranhão será uma das quatro unidades de refino da Petrobras no Nordeste do Brasil e a maior da América Latina. Visa aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados do petróleo e vai gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos e refinar 600.000 barris/dia, o equivalente a 1/3 da produção nacional de petróleo. O investimento é de R$ 20 bilhões.

Continua após a publicidade..

A Refinaria vai entrar em operação em fases. A primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013 e a segunda para setembro de 2015, na qual a produção será ampliada para 600 mil barris/dia. No pico das obras, em 2013, serão contratados cerca de 26 mil trabalhadores.

Fonte; Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.