H1N1

Vacinação contra a nova gripe deve começar em abril

Ontem, a Secretaria estadual de Saúde se reuniu com profissionais para definir ações para enfrentamento da gripe.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

SÃO LUÍS - Para avaliar as ações desenvolvidas ano passado e definir as estratégias de enfrentamento com vistas a uma nova onda epidêmica da gripe Influenza A no país, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, realizou, ontem (12), reunião com profissionais de saúde, técnicos do órgão estadual e instituições parceiras.

"Embora o Maranhão não tenha notificado um número elevado de casos da gripe A em 2009, estamos em alerta para ocorrência de uma nova epidemia prevista para os próximos meses. Para tanto, chamamos todos os técnicos da SES envolvidos no trabalho e os nossos parceiros para nos prepararmos para esta nova onda", explicou o superintendente de Epidemiologia, Henrique Jorge dos Santos.

Ano passado, o Estado registrou 39 casos da doença, com alguns casos de internação sem gravidade e nenhum óbito. Para este ano, a novidade no controle da gripe A diz respeito a vacina. Deve ser disponibilizadas, para os Estados, 83 milhões de doses da vacina contra o vírus H1N1. Ainda não há previsão de data para a chegada das doses da vacina ao Maranhão. Entretanto, a previsão do Ministério é realizar a campanha de vacinação no mês de abril, direcionada a populações prioritárias, como trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e portadores de doenças crônicas.

Com informações da SES.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.