Maranhão

Cancelada audiência para discussão do projeto ‘Ciclone IV’, em Alcântara

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS - O juiz federal José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Justiça Federal, secção do Maranhão, deferiu ontem o pedido de antecipação de tutela formulado pelo Ministério Público Federal, que cancela a audiência pública na qual discutiria hoje, no município de Alcântara (MA), o Estudo de Impactos Ambientais (EIA/Rima) da instalação do complexo terrestre “Ciclone IV” da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), por meio do processo número 2009.37.00.008995-3.

O despacho do jurista levou em consideração o horário proposto (18h30), tido como inviável e perigoso para o deslocamento das pessoas interessadas, até o local da audiência, uma vez que a grande maioria das comunidades tem seu acesso por precárias estradas vicinais. A data seria a única oportunidade de discussão do projeto.

A situação poderia ser mais grave, segundo a decisão judicial, pelo fato de não se ter a previsão do término da sessão. Ele detalha ainda que as comunidades mais interessadas não tiveram acesso ao documento EIA/Rima. De acordo com a decisão, o Procedimento de Licenciamento Ambiental, objeto da audiência pública, teria sido protocolado no dia 9 de outubro deste ano, sendo aceito pela Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sem que fosse observado o prazo de 45 dias que trata a Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 09/87.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.