SÃO LUÍS - O governo do Estado, por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, promove logo mais, às 8h30, no Hotel American Flat Residence, a Reunião Estadual de avaliação das ações de controle da dengue no Maranhão.
Com a proximidade do período chuvoso, época em que o mosquito Aedes aegypti encontra condições favoráveis de proliferação, é comum o aumento de infestação e o risco de surtos de dengue. No Estado, circulam três sorotipos da dengue, o que eleva o risco de ocorrência da forma grave da doença e de óbitos na população.
A reunião vai analisar o trabalho desenvolvido no controle da doença no período de 2007 a 2009 e a atual situação epidemiológica da dengue para planejar as ações de enfrentamento para 2010.
Dengue no Maranhão
Continua após a publicidade..
Em 2009, permanece a tendência de queda na notificação de casos da doença. Até o final de outubro, foram notificados 3.581, o que correspondente a uma redução de 55,0% em relação ao mesmo período de 2008 (7.895). A incidência da doença caiu para 57,6 passando o estado a ser inserido em estrato de baixa incidência (menos de 100 casos para 100.000 habitantes).
No Maranhão, 128 municípios (59%) são considerados com conceito satisfatório no índice de casos, já 89 municípios (41%) estão em estado de Alerta. Entretanto, nenhum município é considerado de risco.
Com informações da SES.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias