Combustível

Bombeiros fiscalizam locais de instalação de novos postos

Vistoria serve para conferir aspectos como distância dos tanques de combustíveis.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O Grupo de Operações Técnicas do Corpo de Bombeiros (GAT) realizou, ontem (17), uma fiscalização em pontos que solicitaram a autorização para instalação de postos de combustível. Quatro pontos da capital - dois no Turu e os demais na Ponta d'Areia e BR-135 - foram vistoriados pela corporação.

Segundo o tenente-coronel José Henrique Pessoa, a vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros consiste em avaliar se o local em que o posto pretende ser instalado está em conformidade com a lei. "Analisam alguns aspectos como a distância em que o tanque da bomba de combustível será instalado. A distância exigida é de 100 metros entre o tanque a as residências da área", explicou o tenente-coronel.

O parecer do GAT foi encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o relatório final deve ficar pronto em 15 dias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente avalia outras questões para aprovação da instalação de postos de combustível, entre elas a situação do lençol freático da área.

Fiscalizados - Na última vistoria realizada pelo GAT, 10 postos de combustível foram fiscalizados e dois apresentavam irregularidades. "Dois postos tinham certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, mas estava vencido. Fizemos a notificação, eles compareceram e já estão regularizados", informou José Henrique Pessoa.

De acordo com o tenente-coronel, é importante que a fiscalização seja feita para que o Corpo de Bombeiros verifique se os estabelecimentos estão cumprindo as normas de segurança, como a utilização de extintores no prazo de validade. "É fundamental que os postos funcionem cumprindo as normas estabelecidas, desta forma é possível trabalhar com mais segurança e proteger os clientes", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.