Educação

São João do Sóter ganhará nova escola estadual

Waldirene Oliveira/ Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney e o secretário estadual de Educação, César Pires, inauguram o Centro de Ensino Médio (CEM) Inácio Rocha, no município de São João do Sóter, nesta quarta-feira (28), às 9h. A nova unidade de ensino foi construída com recursos próprios do Governo do Estado e atenderá 960 alunos nos três turnos de funcionamento.

A nova escola estadual tem oito salas de aula, laboratórios de ciências, de matemática e de informática; biblioteca com acervo de 300 livros; salas para diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, dos professores e do grêmio estudantil; almoxarifado, cozinha com despensa; e banheiros masculinos e femininos com adaptações especiais para portadores de necessidades especiais. O prédio tem 1.508,24 metros quadrados de área construída.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou todos os equipamentos e mobiliário necessários ao pleno funcionamento da escola, o que inclui carteiras escolares, armários, ventiladores, bebedouros industriais, arquivos de aço, instrumentos dos laboratórios de ciências e de matemática, mesas e cadeiras de professores, kits de limpeza, de expediente e de material didático.

Continua após a publicidade..

O CEM será entregue para sociedade com o Sistema de Informatização do Processo Administrativo Escolar (Siaep) em pleno funcionamento. O programa consiste na alimentação da base de dados referentes a alunos e professores da rede estadual de ensino. Com ele, o diário de classe, que antes era preenchido manualmente, estará acessível todo informatizado. Assim, não só os professores e gestores terão acesso facilitado, como também os alunos e os próprios pais e responsáveis poderão acompanhar virtualmente a situação escolar dos alunos – composta por notas, faltas e relatórios. Os funcionários da nova escola serão capacitados para operar o Siaep.

“Estamos trabalhando para cumprir o compromisso que assumimos de garantir aos alunos e profissionais da educação da rede estadual de ensino as condições necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Com boas instalações físicas, materiais adequados, educadores capacitados e valorizados, a gente acredita ser possível elevar cada vez mais a qualidade do ensino nas escolas estaduais”, declarou o secretário César Pires.

A Seduc tem dezenas de obras de construção e reforma de escolas em andamento em diversas regiões do Maranhão, previstas no Programa Escola Viva. Nos próximos dias serão assinadas novas ordens de serviço para o início de outras unidades de ensino da rede estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.