SÃO LUÍS - Produtores de caju do povoado Belém, localizado no município de Buriti (316 km de São Luís), receberam uma boa notícia durante a 1ª Festa do Caju, realizada no último fim de semana. O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Tadeu Lima, anunciou que o governo do Estado vai implantar no povoado uma agroindústria de processamento de frutas.
De acordo com Tadeu Lima, o objetivo é desenvolver integralmente a cadeia produtiva do caju. “A comunidade dispõe de 42 hectares de terras plantadas com a variedade de caju precoce, já em fase de produção. Por determinação da governadora Roseana Sarney, iremos melhorar a assistência técnica aos agricultores”, informou o presidente da Agerp, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
Com a implantação da agroindústria de beneficiamento de caju, haverá um aproveitamento integral da fruta, gerando maior renda com a possibilidade de comercialização de polpa, doce, castanha e cajuína, entre outros derivados.
“A comunidade teve um avanço muito grande e se renovam as esperanças com a presença mais próxima do governo estadual e dos agentes de desenvolvimento. A produção de frutos vai dar sustentabilidade a toda a região”, declarou a líder comunitária Maria Santana da Silva.
Segundo o presidente da associação comunitária do povoado Belém, Francisco Conceição da Silva, o Chiquinho, a sua comunidade tem sofrido muito ao longo dos anos e tido dificuldades para se sustentar e desenvolver. “Nossa esperança é que a gente consiga um bom mercado para a nossa produção, para que possamos sustentar melhor as nossas famílias. Para isso, contamos com o trabalho de assistência técnica e extensão rural da Sagrima, através da Agerp”, afirmou Chiquinho.
Além de representantes da Agerp, também estiveram presentes gestores do Banco do Brasil, Sebrae, entre outras instituições.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.