SÃO LUÍS - Representantes da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Sinc), da empresa de consultoria Elabore, responsável pelo Programa de Remanejamento Familiar para a Implantação da Refinaria, e da Defensoria Pública do Maranhão reuniram-se, na quarta-feira (16), no município de Bacabeira, com a comunidade de posseiros residentes na área onde será construída a Refinaria Premium, da Petrobras. A reunião, realizada na casa da moradora Maria da Graça Botetuit, teve como objetivo detalhar e esclarecer as dúvidas sobre o processo de remoção.
O defensor público, Alberto Tavares, que atua no Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária da Defensoria Pública, abriu a reunião com explicação sobre o que significa uma desapropriação e quais são os direitos dos moradores.
Em seguida, técnicos da Sinc informaram como foi feito o cadastro dos moradores. Na ocasião, a representante da Elabore, Keylah Tavares, explicou, de forma detalhada, como é realizada a marcação da região onde será feita a remoção e porque a área dos posseiros foi escolhida.
Durante a reunião, os técnicos esclareceram como será realizada a indenização dos posseiros. Além de indenização equivalente ao valor do imóvel, os posseiros vão receber uma casa nova; indenização da área de cultivo e um auxílio desemprego por um período de seis meses.
Ao término da reunião, a moradora Marly Pereira Ferreira disse que todas as dúvidas foram esclarecidas e que os posseiros estavamtranquilizados. “Agora ficou claro que teremos a nossa casa”, afirmou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.