Reconstrução

Governo investe na reconstrução de Trizidela do Vale

Marcelo Sirkis/ Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

SÃO LUÍS - A cidade de Trizidela do Vale, distante cerca de 300 Km de São Luís e um dos municípios mais atingidos pelas enchentes no Maranhão, com 3.500 famílias desabrigadas, passa por uma transformação jamais vista pela população. São obras por toda parte, máquinas nas rodovias, caçambas e dezenas de operários no trabalho árduo de reconstrução de casas e construção de conjuntos habitacionais com 355 unidades habitacionais. Um movimento na economia formal e informal na Região do Médio Mearim na ordem de R$ 6 milhões.

As ações são fruto do Programa De Volta Para Casa, do Governo do Maranhão, que tem proporcionado maior impulso no retorno à rotina dos moradores da cidade. A movimentação de trabalhadores na construção civil é intensa. Segundo dados dos coordenadores, 92% das famílias já retornara as suas residências, restando 8% dos atingidos.

As ações dos governos estadual, federal e municipal estão voltadas para a construção de um conjunto habitacional com 320 unidades (o Chicote) e outro de 35 (o Transval). Neste último conjunto, os moradores aguardam a entrega das chaves dos imóveis, próximos as suas antigas residências, condenadas pela Defesa Civil após as enchentes.

Obras

Conforme detalhou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Otone de Souza, estão sendo construídas 355 moradias. Cada imóvel tem 35 metros quadrados e é composto por uma sala, dois quartos, banheiro e cozinha. Um investimento de aproximadamente R$ 5,4 milhões.

“Após a baixa do rio Mearim, realizamos a limpeza da cidade, recebemos e doamos cestas básicas, kits de higiene e de vestuário. Agora, com as ações do Programa De Volta para Casa, até novembro, entregaremos os imóveis aos desabrigados que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes”, salientou Otone de Souza.

Aos poucos, a rotina da população de Trizidela do Vale está voltando à normalidade. E a euforia dos futuros moradores das unidades habitacionais, que estão realizando o sonho de receber uma nova casa, fica estampada em cada depoimento.

“A dificuldade foi muito grande. Mas, depois da tragédia, graças a Deus, ao apoio do governo do Maranhão e da Prefeitura, estamos bastante otimistas, pois nossas casas estão sendo construídas e estamos ansiosos para o dia da mudança”, afirmou a técnica em enfermagem Iranilde dos Santos Silva, 32 anos, quatro filhos, há 15 anos moradora do bairro Transval.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.