SÃO LUÍS - O secretário das cidades, Filuca Mendes, garantiu, em reunião com prefeitos, nesta quinta-feira (13), na sede na Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que o Maranhão não perderá recursos, no valor de R$ 16 milhões de reais, do Governo Federal, referente às enchentes de 2008.
Participaram da reunião, prefeitos dos municípios de Icatu, Presidente Vargas, Trizidela do Vale, Duque Bacelar, Monção, Pio XII, Tufilândia e Coelho Neto. Presentes, também, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Representação Institucional em Brasília, Marco Antonio Toccolinili e assessores.
O objetivo da reunião foi discutir a prorrogação do prazo e as providências que deverão ser adotadas para cumprir todos os critérios exigidos pelo Ministério da Integração.
O convênio foi assinado na gestão anterior e contemplava nove municípios maranhenses que foram atingidos pela enchente de 2008. Porém, o Maranhão corria o risco de perder o recurso por falta do repasse do governo passado aos municípios.
Articulação política
Filuca Mendes, explicou que a determinação da governadora Roseana Sarney em defender junto ao Governo Federal que o Maranhão foi um dos estados que mais sofreu com as enchentes de 2008, e que não poderia perder esse recurso, reverteu a situação no Ministério da Integração.
"Por isso reunir com os prefeitos no sentido de esclarecer as dúvidas, discutir os procedimentos necessários e viabilizar as obras de forma transparente e responsável.", afirmou secretário.
"A coerência nas argumentações da governadora Roseana Sarney foi determinante para a prorrogação desse prazo", explicou o secretário adjunto, Marco Antonio, que evidencia o trabalho, a articulação e a logística da secretaria em Brasília para os secretários e prefeitos maranhenses.
"A iniciativa de promover discussão em conjunto e buscar parcerias para solucionar os problemas relativos à população, demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney de conduzir o governo de forma transparente”, afirmou o prefeito de Presidente Vargas, Gonzaga Junior.
Na opinião da prefeita de Tufilândia, Marinalva Madeiro, comemorou a prorrogação de prazo do convênio. "Agora podemos planejar melhor as ações e realizá-las dentro dos critérios exigidos pelo ministério", ressaltou.
Os recursos provenientes desse convênio serão aplicados na reconstrução das casas e infraestrutura das cidades atingidas pelas enchentes em 2008.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.