SÃO LUÍS - A Polícia Federal desencadeou, nesta quinta-feira(13), a Operação Heket, com a finalidade de reprimir o crime previdenciário no Estado do Maranhão.
A operação visa instruir trinta inquéritos policias instaurados para apurar a concessão fraudulenta de salário-maternidade rural na agência do INSS da cidade de Pedreiras. Os trabalhos estão sendo realizados em duas bases (Pedreiras e Coroatá) e consiste no indiciamento dos envolvidos nas fraudes (servidor do INSS, beneficiárias e intermediários).
Entre as pessoas a serem indiciadas, há um servidor do INSS, responsável pela inserção de dados falsos relativos à atividade rural, o que criava a concessão fraudulenta de salário-maternidade rural a mulheres que nunca foram trabalhadoras rurais ou se foram não possuíam o tempo necessário para a obtenção do aludido benefício.
Durante todo o dia, as pessoas serão interrogadas por delegados de Polícia Federal nos municípios de Coroatá e Pedreiras.
Continua após a publicidade..
O trabalho envolveu 21 policiais federais. O prejuízo já detectado aos cofres da União é de, aproximadamente, R$ 34 mil, com valores calculados em 2004, segundo o apurado nos trinta benefícios investigados.
O título da Operação Heket foi escolhido tendo em vista esta ser a denominação de uma deusa egípcia protetora do parto e do nascimento, padroeira das parteiras, e a operação ter como foco a investigação de concessão fraudulenta de salário- maternidade.
As informações são da Polícia Federal.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias