Educação

Amarante recebe oficinas do projeto Arco Verde Terra Legal

O projeto é realizado por meio de uma ação conjunta dos governos estadual, federal e municipal.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

SÃO LUÍS - Oficinas educativas de leitura, meio ambiente, arte, e saúde e prevenção na escola foram realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no município de Amarante. As atividades integraram a programação do Mutirão Arco Verde Terra Legal, realizado por meio de uma ação conjunta dos governos estadual, federal e municipal, com objetivo de promover ações de prevenção e combate ao desmatamento em áreas pertencentes à Amazônia Legal.

Ministradas por técnicos da Seduc, as oficinas, realizadas na sexta-feira (31) envolveram centenas de crianças, jovens e adultos de diversas faixas etárias do município. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Seduc realizou a oficina sobre o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e DST/Aids, que despertou interesse de muitos moradores.

Durante a oficina, os representantes do grupo gestor estadual do projeto - Ana Luísa Borges (SES), Jeferson Plácido e Lurdimar Sales (Seduc) - explanaram as principais causas e medidas de controle das doenças sexualmente transmissíveis, bem como a importância da prevenção. Foram distribuídos cerca de 1.100 preservativos, além de panfletos e folders educativos.

“A oficina ensinou os jovens a lidar com a vida e com os tipos de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, nos ensinou sobre prevenção,” disse Lucilene Conceição Pereira, uma das participantes.

A Supervisão de Bibliotecas Escolares (Sube), em parceria com a Supervisão de Currículo (Suc), desenvolveu a oficina de arte e incentivo à leitura, que reuniu mais de 100 crianças em atividades lúdicas, educativas, teatrais e recreativas. Com a oficina, as crianças participaram de jogos educativos, brincadeiras, hora do conto, maquiagem artística e a distribuição de livros infantis.

Para a supervisora da Sube, Cynthia Marques, as oficinas oferecidas alcançaram o principal objetivo, que foi despertar o interesse da criança pela arte e o gosto pela leitura. “Foi gratificante o trabalho junto às crianças, o que nos deixou realizadas como profissionais,” ressaltou, referindo-se às atividades realizadas pela equipe.

O grupo de arte da Unidade Integral Maria José Aragão (Gamar), localizada em São Luís, foi uma das atrações do governo estadual no mutirão. O grupo interpretou a performance Caos Ótico, que retrata o ativismo do homem moderno, despertando-o para atitudes como a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. O Gamar também apresentou o espetáculo circense Três Gotas de Poesia, que empolgou o público infantil.

“A Seduc dá total apoio a iniciativas como esta, por acreditar que só por meio da educação podemos preparar as pessoas para o enfrentamento de questões como a degradação ambiental e a proliferação de doenças”, concluiu o secretário estadual de Educação, César Pires.

As informações são da Secretaria de Comunicação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.