Alcântara

CLA prepara lançamento de dois foguetes

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou, na segunda-feira, dia 27, mais uma Operação de Lançamento de Foguete, denominada Operação FogTrein I. Ela tem como objetivo principal lançar e rastrear dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB), com telemetria na banda S.

Com o lançamento ocorre o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal-RN, além de manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do CLA e, ainda, obter dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes.

A Operação teve início com aulas teóricas e práticas a respeito do FTB, que está sendo desenvolvido pela empresa brasileira Avibras. Com tecnologia 90% nacional, O FTB consiste de um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05m de comprimento, pesando 67,8Kgf incluindo 20,7Kgf de carga útil. Seu motor propulsor é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 4 segundos, alcançando mais de 30km de altura e caindo em alto mar a mais de 16km da costa.

Além do efetivo do CLA, o lançamento conta com a participação de engenheiros da Avibras, apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Previsão

Uma cronologia simulada dos lançamentos dos FTB está prevista para o dia 7 de agosto, entre 9h e 14h, dependendo exclusivamente das condições climáticas. Esse simulado faz parte de uma séria de testes antes dos lançamentos em si, previstos para os dias 10 e 11 de agosto. O sucesso desses lançamentos é o resultado do desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira, trazendo para o Brasil a oportunidade de capacitar os recursos humanos com objetivo de alcançar sua independência tecnológica.

Nesse vôo, o Foguete Básico de Treinamento já está preparado para disponibilizar 5Kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além instrumentos para acompanhamento das Estações de Telemedidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.

As informações são da Seção de Comunicação Social do CLA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.