SÃO LUÍS - Ainda sem acordo, os índios Guajajaras mantêm quatro reféns na aldeia Zutiua, na reserva localizada há a 72 km do município de Arame, no Maranhão. As lideranças indígenas reivindicam escolas para cerca de 300 crianças dos 680 índios que formam a comunidade. De acordo com uma das lideranças da aldeia, o professor Zezico Rodrigues Guajajara, não há avanço nas negociações até o momento.
A única escola da aldeia foi parcialmente destruída com a queda de uma árvore no início do período chuvoso. Os três funcionários do Estado e uma técnica da Funai estavam fazendo um censo escolar na região. Os funcionários dizem que não sofreram violência, só estão impedidos de deixar a aldeia.
Continua após a publicidade..
Os índios dizem que só liberam as pessoas quando tiverem a garantia de que estudantes do ensino médio e fundamental retornarão às aulas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias